Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)
Maior número de vagas será para a Brigada Militar: 1,2 mil soldados e 150 oficiais
O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (5), a abertura de novos concursos para órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública. No total, serão preenchidas 2.774 vagas na Brigada Militar, na Polícia Civil, no Corpo de Bombeiros Militar e no Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O investimento em novos cargos públicos será de R$ 280,5 milhões. O maior número será para a Brigada, com 1,2 mil novos soldados e 150 oficiais. Para a Polícia Civil, serão abertas 720 vagas para agentes (escrivães e inspetores) e 30 para delegados.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Para o Corpo de Bombeiros, estão previstas 400 novos soldados. Já o IGP deverá contratar 274 servidores para as funções de peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas.
Com os chamamentos previstos para ocorrer até abril de 2026, o Estado alcançará o seu maior efetivo das forças de segurança na última década, segundo Leite, atingindo a ocupação de 72% das vagas do quadro da segurança pública, ante os 61% registrados no início de 2019.
- Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver - afirmou o governador.
Os editais, com as regras, as datas e as etapas dos processos seletivos, serão divulgados em breve.