Foto: Tribuna de Restinga
Ednaldo Soares, 32 anos, foi morto em 3 de novembro de 2023 ao estacionar seu carro às margens da rodovia, na localidade de Lomba Alta
A Polícia Civil de Restinga Sêca concluiu nesta quarta-feira (11), a investigação que apurava as circunstâncias da morte de Ednaldo da Silva Soares, de 32 anos. A vítima foi executada a tiros ao desembarcar de um carro na ERS-149, na localidade de Lomba Alta, em novembro de 2023. Quatro pessoas foram indiciadas pelo crime, que teria ligação com o tráfico de drogas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No dia do assassinato de Soares, dois homens foram presos em flagrante enquanto fugiam em direção a Santa Maria pela RSC-287. Com eles, a polícia encontrou a pistola que foi utilizada no crime. Um deles é natural de Restinga Sêca, enquanto o outro é de Porto Alegre.
De acordo com a investigação conduzida pela delegada Elizabete Shimomura, em março deste ano, a Polícia Civil já havia indiciado uma terceira pessoa depois de descobrir que ela teria sido a mentora de toda a ação. Um dia antes do homicídio, esse suspeito teria ido a Santa Maria buscar a pistola utilizada no crime e um dos executores.
Ao longo da investigação, a polícia descobriu que houve a participação direta de uma quarta pessoa, uma jovem de 20 anos, atual companheira de um dos autores do crime. Inicialmente, a jovem havia sido ouvido como testemunha na investigação, mas os policiais descobriram que ela teve participação direta e ativa na morte de Soares.
A Polícia Civil pediu a prisão preventiva da suspeita, mas a Justiça negou. Por isso, a suspeita responde o processo em liberdade. Ela não tinha antecedentes policiais, mas já teve seu nome vinculado a atos infracionais ligados ao tráfico de drogas.
Conforme a Polícia Civil, em razão do que foi apurado no inquérito policial, além do indiciamento pelo homicídio, a jovem deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.
O crime
Por volta das 18h30min de 3 de novembro de 2023, Ednaldo da Silva Soares havia estacionado seu carro, um Ford Fiesta preto, perto da Escola 3 de Outubro, às margens da ERS-149, na localidade de Lomba Alta. Ao descer do veículo, ele foi abordado por dois homens, que o mataram a tiros.
Em seguida, a dupla embarcou em um Astra e fugiu pela RSC-287 em direção a Santa Maria. Os suspeitos foram presos momentos depois, já em Santa Maria, após serem monitorados pela câmeras de vigilância da rodovia.