data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Reprodução
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou uma campanha para estimular o registro de ocorrências pela internet para evitar aglomerações nas delegacias e, assim, prevenir o coronavírus.
De acordo com o delegado regional Sandro Meinerz, ao fazer o registro por meio da delegacia online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma delegacia. A partir disso, dependendo do caso, a ocorrência é encaminhada para a delegacia competente e, se necessário, a pessoa é chamada para prestar depoimento em horário agendado, evitando aglomerações.
Leia mais notícias sobre o coronavírus
- Nós, da Policia Civil, estamos preocupados e não queremos ser vetores de transmissão do coronavírus. Não tem casos confirmados em Santa Maria e região, mas os casos no mundo mostram que a prevenção é o melhor caminho. Estamos incentivando o uso da delegacia online, principalmente idosos, que são pessoas mais vulneráveis, e fatos não graves - destaca o delegado.
Criada em 2002, a Delegacia Online tem a finalidade de facilitar o processo de registro de ocorrências. Por meio do site, é possível realizar a comunicação de 16 tipos de fatos, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia.
As ocorrências que podem ser registradas pela internet:
- Perda
- Acidente de trânsito sem feridos
- Furto
- Roubo
- Ofensas
- Perturbação
- Maus-tratos contra animais
- Localização
- Dano
- Dano causado por fenômeno da natureza
- Abigeato
- Vias de fato
- Ameaça
- Desaparecimento de pessoa
- Localização de pessoa
- Violação de domicílio
A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.