Em uma agenda na 47ª Expointer em Esteio nesta semana, o governador Eduardo Leite (PSDB) voltou a falar sobre a criação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais (Decrab) em Santa Maria e em outras três cidades do Estado. A iniciativa foi anunciada no ano passado, também na Expointer, mas a ideia ainda não saiu do papel.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o processo de ampliação dessas delegacias está em andamento. Um curso de enfrentamento ao abigeato e a crimes rurais está sendo realizado para capacitar servidores das forças de segurança. Depois disso, as delegacias começarão a funcionar pelo interior do Estado.
A expectativa é que a primeira seja inaugurada em setembro, em Santo Ângelo. Até o final do ano, Santa Maria também deverá passar a contar com uma Decrab. Segundo a Polícia Civil, o órgão vai funcionar no antigo prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na Avenida Medianeira.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Para a presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Antonia Scalzilli, entidade que representa os pecuaristas no Estado, existe uma necessidade real de ser criada uma Delegacia Especializada Contra Crimes Rurais em Santa Maria. Ela destaca os principais motivos para isso.
- Santa Maria tem uma posição estratégica por causa da sua localização em estar no centro do Rio Grande do Sul e, também, porque a cidade está sempre entre os três municípios gaúchos com os maiores índices de crimes rurais. Além disso, é uma cidade grande e desenvolvida que tem estrutura para receber um órgão importante como esse - afirma.
Hoje, Santa Maria é atendida pela Decrab de Cruz Alta, distante cerca de 130 quilômetros, que tem foco na repressão de crimes agroquímicos ou furto de maquinários.
Números de abigeato
Segundo dados divulgados pela SSP, num recorte entre 2016 e 2024, os crimes de abigeato tiveram queda de 70%. Nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas mais de 1.550 casos de crimes rurais.
As cidades da região central do Estado registraram mais de 50 casos de abigeato, que é o furto de animais de propriedades rurais. Os municípios que mais registraram esse tipo de crime foram São Gabriel, Itaara e Santiago que, juntos, somam quase a metade desse número. No entanto, houve uma queda nos índices se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 63 casos de abigeatos foram registrados na região.