O número de assassinatos em Santa Maria teve forte queda em agosto, em comparação com o mesmo mês em 2023. Houve quatro mortes violentas, contra nove no ano passado, uma redução de 55,5%. Nesse quesito, a cidade segue o cenário estadual, que registrou queda de 26,8% no período, conforme mostram os indicadores da violência divulgados nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública.
Apesar dessa diminuição, o quadro local da violência ainda é de alerta. No acumulado do ano, o ambiente de suposta retração dos números da violência se inverte. Santa Maria soma, até agora, 51 assassinatos, 24,3% a mais do que o acumulado de janeiro a agosto de 2023, que foi de 41.
Já no Rio Grande do Sul, houve redução 20,4% no período. Entre janeiro a agosto, 1.090 gaúchos morreram assassinados, contra 1.371 crimes nos oito primeiros meses de 2023.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Outro dado que merece atenção é que a maior cidade da Região Central já está próxima de atingir o total de crimes de 2023. No ano passado, 55 morreram vítimas de crimes contra vida - apenas quatro a mais do que agora.
– A atuação das facções criminosas em nosso município e região, onde na busca por poder e para demonstrar poder perante os rivais, ocorrem execuções. Chama a atenção o modus operandi de alguns homicídios ocorridos em Santa Maria, onde as vítimas são executadas de forma cruel, sem qualquer possibilidade de reação. – destaca Raphael Urbanetto Peres, advogado criminalista e professor universitário.
O ano de 2023 supera até mesmo no comparativo com 2022, quando Santa Maria bateu recorde com 70 homicídios. Naquele ano, o município só foi registrar o 51º assassinato em 2 de outubro.
Perfil das Vítimas
A imensa maioria das vítimas fatais de 2024 é do sexo masculino. Das 51 mortes até agosto, apenas cinco foram de mulheres, contra 46 de homens. Os jovens com até 29 anos estão entre os principais alvos dos homicídios, a maioria deles relacionados à disputa pelo tráfico de drogas.