![Secretaria da Segurança Pública prepara ações de enfrentamento aos homicídios em Santa Maria Secretaria da Segurança Pública prepara ações de enfrentamento aos homicídios em Santa Maria](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/951838/file/desktop/segura%202.jpg?1720730352)
Foto: Palácio Piratini (Reprodução)
Governador Eduardo Leite e secretário da Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, apresentaram as estatísticas da violênica do primeiro semestre em evento na quarta-feira
O governo do Estado articula ações para reprimir a violência dos últimos meses em Santa Maria. No primeiro semestre deste ano, a cidade registrou 44 homicídios, número recorde em relação a igual período de anos anteriores. Cerca de 90% dos casos estava relacionado à disputa travada entre traficantes de drogas.
A operação foi anunciada na quarta-feira (10) pelo governador Eduardo Leite (PSDB), em evento para a divulgação dos números da violência no Rio Grande do Sul. No cenário estadual, as estatísticas apontam para queda de 17,8% dos homicídios no primeiro semestre de 2024, em relação a 2023. Cenário que contrasta com o aumento de 47% registrado em Santa Maria no mesmo período.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A intenção é reforçar a segurança na cidade, assim como foi feito em Porto Alegre e Caxias do Sul, quando esses municípios experimentaram altos índices de assassinatos. Para isso, uma operação está sendo articulada com a Secretaria de Segurança Pública para garantir que haja reversão dos números em Santa Maria.
Leite não adiantou quando nem como serão adotadas as ações dos órgãos de segurança. O que se sabe é que a articulação envolve Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Penal, entre outras forças. Uma das medidas já implantadas foi a mudança na guarda interna dos presídios, que passou para as mãos da Polícia Penal, atual denominação dos agentes penitenciários.
– Fizemos investimentos na melhoria da estrutura do sistema penal e também na transferência de policiais militares, que saíram dos presídios para atuar nas ruas. Esses PMs foram substituindo por policiais penais – informou.
Atuação conjunta
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, acrescentou que todas as operações são interligadas entre as polícias.
– Tudo que é feito de reforço na cidade é ajustado também com a Polícia Penal para que, além das ações nas ruas, haja ações em presídios, como a recentemente feita em que recolhemos celulares – disse o secretário, referindo à revista geral feita na semana passada na Penitenciária Estadual de Santa Maria para a apreensão de celulares.
Os números da violência
Índices de crimes contra a vida registrados no primeiro semestre de 2024, em comparação com igual período de 2023:
Homicídios
- 2024 – 726
- 2023 – 883
- Queda – 17,8%
Latrocínios - 2024 – 18
- 2023 – 24
- Queda – 28%
Feminicídios - 2024 – 28
- 2023 – 44
- Queda – 36%
Santa Maria
Homicídios - 2024 – 44
- 2023 – 30
- Queda – 47%
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do RS