Taxista é preso em flagrante após crime de homofobia no centro de Santa Maria

Uma mulher de  46 anos foi vítima de homofobia na manhã desta sexta-feira (14), no centro de Santa Maria. O autor das ofensas, um taxista, foi preso em flagrante. Em apoio à vitima, o vereador Rudys publicou uma nota de repúdio. A identidade dos envolvidos foi preservada. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A vítima, que é motorista de aplicativo, relata que estava indo de carro até uma padaria tomar café da manhã, quando o trânsito ficou lento por causa do veículo da frente, que estaria dirigindo de forma devagar. Isso teria causado estresse por parte de outros condutores, que começaram a buzinar, inclusive ela. Neste momento, no encontro da Rua dos Andradas com a Floriano Peixoto,  o taxista teria iniciado as ofensas, segundo ela.


– Ele encostou do meu lado, no sinal, e começou a gritar "machorra". Neste primeiro momento, não reagi. Porém, mais na frente, na esquina com a Bozano, eu diminuí a velocidade para uma senhora atravessar na faixa e vi ele estacionado no ponto dele. Ele viu meu carro passando e voltou a me ofender novamente, gritando "machorra".  


Ela conta que, por ser homossexual, já havia sofrido com situações semelhantes antes. Mas foi a primeira vez que decidiu reagir. A motivação, conforme ela, foi ao ter visto dois policiais da Brigada Militar. Foi neste momento que ela decidiu agir: 


– Eu parei o carro no meio da Bozano. Quando ele viu isso, tentou arrancar e passar por mim, mas não deixei. Tranquei todo o  trânsito. Os policiais vieram até nós e eu contei o que havia ocorrido. 


De acordo com informações da ocorrência policial, mesmo com a presença dos policiais, o taxista teria continuado com as ofensas. O homem recebeu voz de prisão e foi levado por uma viatura até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a ocorrência foi registrada como injúria discriminatória. 


O homem foi levado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e o caso será investigado pela Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI). 


Já a vítima agradeceu o apoio dos policiais:
– Quero agradecer o atendimento que recebi dos policiais, desde a Brigada na rua até o delegado na DPPA. Também agradeço o apoio do Rudys, que me acalmou. Não é só porque eu sou homossexual que eu posso ser ofendida na rua. Temos que denunciar, para que isso pare de ocorrer. Além disso, também sou mulher. Acredito que ele (autor das ofensas) nunca pensou que eu iria até o final com isso, que daria flagrante, um delito grave. 


Nota

O vereador Rudys Confrimadíssimo tomou conhecimento do episódio e entrou em contato com a mulher por telefone para lhe dar suporte. Além disso, convidou ela para ir até seu gabinete. Na visita, o parlamentar ouviu o relato da vítima e, depois, publicou uma nota de repúdio sobre o caso. Confira o texto na íntegra:


"O Gabinete do vereador Rudys vem, por meio desta nota, expressar seu mais profundo repúdio e consternação diante do lamentável caso de homofobia ocorrido na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2025, na cidade de Santa Maria.

 O episódio ocorreu no trânsito, quando a vítima, que estava exercendo sua atividade remunerada, foi abordada por um indivíduo que proferiu palavras de ódio de cunho homofóbico, tentando ferir a dignidade e a liberdade da pessoa. Esse tipo de atitude repugnante e inaceitável não pode e não deve ser tolerado em nossa sociedade.

Fazemos questão de destacar a ação rápida e eficiente dos agentes da segurança pública CIOSP, que, com profissionalismo e sensibilidade, prestaram o devido acolhimento à vítima e tomaram as providências necessárias para garantir a proteção dos direitos da mesma. A denúncia realizada em flagrante possibilitou a imediata prisão do agressor, o que demonstra a importância de denunciar tais crimes para que a justiça seja feita.

 A homofobia, a transfobia, a lesbofobia e qualquer manifestação de racismo ou discriminação são crimes que não podem ser silenciados. A luta contra o preconceito, a violência moral e a intolerância devem ser incessantes, e o Gabinete do Vereador Rudys reafirma seu compromisso de enfrentamento a todas as formas de discriminação.

 É com pesar que tomamos conhecimento de mais esse episódio de violência, mas também com a certeza de que nossa luta em prol de um ambiente mais justo, respeitoso e igualitário para todos continuará firme. O apoio irrestrito do gabinete está com a vítima desse ato de violência, assim como com todas as pessoas que, de alguma forma, são alvos de intolerância em nossa sociedade. Defendemos e trabalhamos pela construção de um mundo em que o amor, o respeito e a liberdade sejam valores inegociáveis e garantidos para todos, sem qualquer tipo de distinção."

Leia mais: 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carro cai em vala e precisa ser retirado por guincho após colisão na RSC-287 em Paraíso do Sul Anterior

Carro cai em vala e precisa ser retirado por guincho após colisão na RSC-287 em Paraíso do Sul

Citado na Operação Emendafest da PF por receber recursos, hospital diz que foi pego de surpresa Próximo

Citado na Operação Emendafest da PF por receber recursos, hospital diz que foi pego de surpresa

Polícia/Segurança