
Foto: Rogério Schmidt Jr. (Rádio Independente)
O ônibus que transportava alunos e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico caiu de um barranco em Imigrante, no Vale do Taquari, no dia 4 de abril.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se pronunciou após a conclusão do inquérito sobre o acidente com o ônibus da instituição, divulgado na manhã desta sexta-feira (23) pela Polícia Civil de Teutônia. Em nota (leia na íntegra abaixo), a universidade reforçou o compromisso com a "transparência, a apuração dos fatos e o apoio às famílias e aos envolvidos".
Disse, ainda, que solicitou a íntegra do inquérito para providências internas relacionadas aos indiciados — documento que também subsidiará a sindicância conduzida pela própria UFSM para apuração de responsabilidade no caso.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O acidente aconteceu no dia 4 de abril, em viagem que levava os alunos do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico até a cidade de Imigrante, onde o veículo tombou e deixou sete mortos e 26 feridos. A investigação indiciou três pessoas: o motorista que conduzia o ônibus, o responsável pelo núcleo de transporte da UFSM e a representante pela empresa que contrata os motoristas. Agora, o inquérito foi entregue ao Ministério Público, que irá avaliar o caso e decidir se apresenta ou não a denúncia formal à Justiça.
Na nota, a UFSM não informou quem são as pessoas indiciadas.
Leia a nota na íntegra
"Em relação à conclusão do inquérito policial sobre o acidente com ônibus da UFSM ocorrido em abril de 2025, a Universidade reafirma seu compromisso com a transparência, a apuração dos fatos e o apoio às famílias e aos envolvidos.
O indiciamento é o encerramento da etapa investigativa e caberá ao Ministério Público analisar os elementos e decidir sobre a eventual denúncia, em respeito aos preceitos constitucionais.
A UFSM já solicitou a íntegra do inquérito para providências internas relacionadas aos indiciados. Ainda, informamos que esse documento também subsidiará a sindicância conduzida pela própria Universidade para apuração de responsabilidade.
A Universidade seguirá colaborando com as autoridades competentes, para que o processo legal assegure uma apuração justa dos fatos."
Gabinete do Reitor
O acidente
No dia 4 de abril, um ônibus com estudantes da UFSM caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.
No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu.
As despedidas das vítimas fatais Dilvani Hoch, Fátima Eliane Riquel Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada em Passo Fundo.
Relembre
- Perícia aponta falha nos freios como causa de acidente com ônibus da UFSM
- "Fez de tudo para salvar vidas", diz advogado de motorista que conduzia ônibus da UFSM em Imigrante
- "Havia muita gente no chão, fora dos bancos, em cima, embaixo. Tinha gente gritando, gente que não se mexia", diz sobrevivente de acidente com ônibus da UFSM
- "As lonas do freio traseiro esquerdo estavam sem condições. Foi falta de manutenção, com certeza", diz delegado sobre acidente envolvendo ônibus da UFSM