Foto: Beto Albert (Diário)
Em entrevista coletiva na Praça Saldanha Marinho, local escolhido para a comemoração, o prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) declarou que planeja "inaugurar uma nova forma de fazer gestão", e, para isso, pretende estabelecer diálogo com comunidade e lideranças políticas – como, inclusive, o adversário Valdeci Oliveira (PT).
– Queremos a partir desse fato histórico, de três gestões com o mesmo partido, honrar os compromissos que estabelecemos no nosso plano de governo (...) Vamos responder com muito trabalho e responsabilidade. Agora, precisamos, juntos, pensar em Santa Maria – afirmou.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Emocionado, o tucano, que é atual vice-prefeito, disse estar feliz com o resultado das urnas e que, ao mesmo tempo, já sente o peso da responsabilidade que está por vir. Questionado sobre a virada de placar do primeiro para o segundo turno, Decimo afirmou que vê o resultado como uma consequência do trabalho dos últimos dias:
– Nesse segundo turno conseguimos passar uma mensagem que foi melhor entendida pelos eleitores. A confiança que a professora Lúcia e eu passamos foi determinante para que essa diferença fosse maior.
A futura vice-prefeita, Lúcia Madruga (PP), que estava ao lado de Decimo na comemoração, se comprometeu em representar as mulheres "em todos os lugares". A professora será a primeira mulher a ocupar um cargo na prefeitura de Santa Maria:
– Me sinto com muita responsabilidade ao representar as mulheres. Sempre fui uma defensora que as mulheres têm que ocupar espaços em tomadas de decisão. (...) A mulher é diferente e vai olhar tudo de forma diferente – declarou.
O novo prefeito e sua vice declararam estar compromissados em ouvir os santa-marienses e realizar um trabalho conjunto. Novamente, mas agora após eleito, Decimo reiterou que governará ao lado de Lúcia, de forma igualitária:
– A partir de 1º de janeiro, Santa Maria vai ter um prefeito e uma prefeita, vamos governar juntos – repetiu.
A eleição
O representante do PSDB - partido que pela terceira vez consecutiva conquista a prefeitura do município - foi eleito com 76.803 (54,50%) dos votos. Rodrigo Decimo (PSDB) derrotou Valdeci Oliveira (PT) com 12.690 de diferença. A apuração terminou às 19h02min da noite deste domingo (27).