Foto: Pablo Iglesias (Diário)
Nascido na região nordeste de Santa Maria, no Bairro Campestre do Menino Deus, o ex-canoísta Givago Ribeiro, do PSDB, remará para o segundo mandato, respaldado por 2.507 votos. Pautado, principalmente, pelo esporte, o vereador terá mais quatro anos pela frente no Legislativo municipal, onde defenderá também temas como meio ambiente, idosos, inovação e o tradicionalismo gaúcho.
Ficou mundialmente conhecido pela prática da canoagem olímpica, depois de décadas representando o Brasil em competições internacionais pela Seleção Brasileira de Canoagem, como nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México) de 2011. Ao lado do irmão Gilvan Ribeiro – atual secretário municipal de Esporte e Lazer–, Givago chegou na política, justamente, por meio do esporte, quando atuou, pela primeira vez, na Secretaria Municipal de Esporte no segundo governo de Cezar Schirmer (MDB).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Minha chegada na política foi algo inusitado, pois quando eu voltei para Santa Maria, em 2015, o meu objetivo era seguir a carreira no esporte como treinador, porque sou formado em Educação Física, mas surgiu uma oportunidade no finalzinho do governo do Schirmer de auxiliar na Secretaria de Esportes. E essa experiência me fez perceber uma grande lacuna em relação a investimentos e políticas públicas que valorizassem o esporte na cidade. Quando o Jorge Pozzobom (PSDB) assumiu a prefeitura na primeira vez, fui convidado a permanecer na secretaria como superintendente, e o trabalho foi ainda mais intenso até 2020, quando o prefeito me encorajou a ser candidato a vereador – afirma o vereador.
Base eleitoral
Givago foi o 10º vereador mais votado no pleito de 2024 e conseguiu dobrar a votação. Foram 1.198 votos a mais do que na eleição de 2020. A maioria deles, da sua região de origem, onde considera ser a sua base eleitoral. Mas também conta com votos de áreas mais centrais da cidade.
– São votos que vêm, em grande maioria, aqui da região onde me criei. Bairros, como o próprio Campestre, mas também Itararé, Perpétuo Socorro, João Goulart e Vila Schirmer. Então, naturalmente, a votação foi maior nessas regiões, mas ideias como a Maratona de Santa Maria e a construção de uma pista de skate, padrão olímpico, conquistou a confiança dos eleitores da região central e de outros bairros. Tive votos, praticamente, em todas as urnas da cidade, e eu esperava isso – acrescenta.
O vereador reeleito vai ocupar uma das três cadeiras do PSDB na Câmara e já possui na bagagem a presidência da Casa, quando, em 2023, aos 35 anos, foi o terceiro vereador mais jovem na história do Legislativo. Para o novo mandato, o principal projeto é a construção do Parque da Barragem, que prevê melhorias no entorno da Barragem do Rio Vacacaí-Mirim.
– Esse parque é idealizado desde 1979, e Santa Maria carece de uma área para lazer e um atrativo para o turismo. Então, nós conseguimos mobilizar, junto ao governo do Estado, um recurso de R$ 12 milhões para serem investidos nessa região e que prevê pavimentação da via que dá acesso ao local, construção de quadras de esportes, ciclovia, áreas de convivência uma concha acústica e iluminação, pois precisamos valorizar essa beleza natural que é a barragem de Santa Maria – destaca.
Outras pautas, como saneamento básico, idosos, meio ambiente, tecnologia e inovação, também estarão na agenda do vereador para os próximos quatro anos no Legislativo.
O orgulho
Além da política, um dos seus maiores orgulhos é Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), que desenvolve atividades sociais de incentivo ao esporte com crianças da região e funciona às margens da barragem, onde ele também atua como instrutor e na manutenção do espaço.
– Sempre tive esse olhar para causas sociais, usando o esporte como uma ferramenta que norteou o meu trabalho para ajudar no desenvolvimento de crianças e jovens e para o desenvolvimento humano. Por isso, a gente criou essa associação comunitária para tratar disso na comunidade onde me criei. E os alunos desse projeto seguiram os mesmos caminhos que eu e o meu irmão trilhamos, chegando a campeonatos nacionais e internacionais e mostrando para a cidade esse trabalho de acolhimento que a associação faz por meio da canoagem – finaliza Givago.
Givago Ribeiro - PSDB
- 36 anos
- Natural de Santa Maria
- Em união estável, sem filhos
- Filiado ao PSDB
- Formado em Educação Física
- Ex-canoísta
- Já foi superintendente municipal de Esportes, vereador por um mandato (2021 até atualmente) e presidente da Câmara em 2023
Leia Mais:
- Apelido popular e olhar atento para os animais: quem é Adelar Vargas, vereador reeleito para o 3º mandato em Santa Maria
- Do DNA político a treinador: quem é Admar Pozzobom, vereador reeleito para o 5º mandato em Santa Maria
- De engenheiro de obras e empresário a prefeito eleito: conheça a trajetória de Rodrigo Decimo até chegar ao poder