Câmara de Vereadores de Santa Maria descerra placa da Procuradoria da Mulher que recebe o nome de Isadora Viana Costa

Câmara de Vereadores de Santa Maria descerra placa da Procuradoria da Mulher que recebe o nome de Isadora Viana Costa

Gustavo Nuh/Câmara de Vereadores de Santa Maria

Rogério Froner Costa e Cibele Costa, mãe e pai da Isadora acompanharam o ato de descerramento da placa, junto com famíliares, amigos. Também esteve presente, o procurador juridico da câmara, Lucas Saccol, a Delegada Débora dias e a vereadora Marina Callegaro proponente da denominação da Procuradoria.

Na tarde desta segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores realizou o ato de descerramento da sala da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo, nomeando o espaço em homenagem à modelo Isadora Viana Costa. Em 2023, a Mesa Diretora da Câmara acolheu a sugestão da vereadora Marina Callegaro (PT) para denominar a procuradoria, e a proposição foi aprovada em Sessão Plenária Ordinária. Isadora morreu em 2018, aos 22 anos. O namorado da jovem é acusado de feminicídio


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Durante o ato de descerramento da placa, a vereadora Marina ressaltou que dar o nome de Isadora à sala representa um legado histórico do Poder Legislativo para a cidade de Santa Maria:

— É um momento muito simbólico. Essa sala tem o escopo de fortalecer a política pública para nossas mulheres. Levar o nome da Isadora tem um legado para a família, para Santa Maria e para todos os amigos e pessoas que lutam e querem justiça. A Isadora é um símbolo de resistência e de luta e essa sala representa isso.


Rogério Froner Costa, pai de Isadora, declarou que a denominação da procuradoria preserva para sempre a memória da filha.

— Um dos primeiros princípios da nossa luta foi pela defesa da memória da nossa filha, então nada mais tocante do que receber uma homenagem dessas da Câmara de Vereadores. Aqui está eternizada a foto da minha filha, a placa com os disseres que ela gostava e, principalmente, o princípio dela, que era a luta pelas mulheres - disse.


Familiares e amigos de Isadora participaram do ato de descerramento da placa. O presidente do Legislativo, vereador Manoel Badke (UB), e a delegada Débora Dias, titular da Delegacia do Idoso e Combate à Intolerância, também estiveram presentes na cerimônia.

Fotos: Mateus Ferreira


Procuradoria da Mulher

Instituída pela Resolução Legislativa nº 003/2021, a procuradoria é um órgão interno da Câmara de Vereadores responsável por assegurar a participação efetiva das vereadoras nas atividades do legislativo e zelar pelo cumprimento da legislação relativa aos direitos das mulheres. Além disso, a procuradoria recebe e encaminha denúncias de violência e/ou discriminação contra a mulher aos órgãos competentes.


O caso

A modelo santa-mariense, que tinha 22 anos em 8 de maio de 2018, foi morta dentro do apartamento do namorado, na cidade de Imbituba, litoral sul de Santa Catarina. O principal suspeito do crime é o oficial de cartório Paulo Odilon Xisto Filho, que também de Santa Maria. Na madrugada do crime, os dois teriam tido uma discussão que terminou na morte da jovem. 

A denúncia aponta que Paulo Odilon era lutador de artes marciais e, por isso, conseguiu imobilizar a namorada, desferindo diversos golpes no abdômen. Ele nega o crime, e aguarda em liberdade o Tribunal do Júri, ainda sem data marcada. 


O que diz a defesa

O advogado Aury Lopes Jr, responsável pela defesa de Paulo Xisto Filho, ressalta que "não existe crime de feminicídio, pois o acusado nunca agrediu Isadora". 

- A causa da morte foi overdose, um fato triste e lamentável, conforme vasta prova produzida no processo e que ainda não terminou. Todas as homenagens são legítimas, mas não a título de um crime que não ocorreu - informa o defensor.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Entenda o que muda se a taxação de compras até US$ 50 for aprovada Anterior

Entenda o que muda se a taxação de compras até US$ 50 for aprovada

TJ determina remoção de postagens em redes sociais com notícias equivocadas sobre salários dos vereadores de Santa Maria Próximo

TJ determina remoção de postagens em redes sociais com notícias equivocadas sobre salários dos vereadores de Santa Maria

Política