Com fé na religião, no esporte e na missão de fiscalizar: conheça Alexandre Vargas, vereador reeleito para o 3º mandato

Com fé na religião, no esporte e na missão de fiscalizar: conheça Alexandre Vargas, vereador reeleito para o 3º mandato

Foto: Pablo Iglesias

Ligado ao movimento cristão, Alexandre Vargas (Republicanos) se prepara para o terceiro mandato na Câmara de Vereadores. Conhecido por defender bandeiras conservadoras e também o esporte, elegeu-se com 3.089 votos, o que o tornou o quinto parlamentar mais votado no pleito deste ano.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Nascido em Passo Fundo, Região Norte, Alexandre Pinzon Vargas, 48 anos, é casado e pai de uma filha. Formado em Gestão Pública, o vereador reeleito chegou em Santa Maria em 1990, quando o pai, que era agente da Polícia Civil à época, foi transferido para o centro do Estado. No Coração do Rio Grande, a família se estabeleceu no Bairro Itararé e, por isso, Alexandre estudou em escolas estaduais das redondezas: João Belém e Manoel Ribas.

 
– Eu e minha família morávamos na Avenida Assis Brasil, então atravessei por muitos anos essa ponte que liga os bairros, e foi no Maneco onde conheci várias pessoas, fiz amizades, algumas ainda levo comigo. Também foi onde dei os primeiros passos no dom que Deus me deu no esporte. De fato, eu considero que foi nesta escola onde se iniciou a minha vida aqui em Santa Maria – relembra ele.


Antes da política

Antes de entrar para a política, Alexandre trabalhou como vendedor em uma loja de vestuário infantil, depois em uma fábrica de placas para carros e motos em um despachante. Também foi soldado enfermeiro da Aeronáutica, jogador no Riograndense Futebol Clube, de 2004 a 2006, e, desde 2000, é servidor da prefeitura municipal, onde atua como fiscal no programa Poupa Tempo da Secretaria Municipal de Licenciamento e Desburocratização. No lado religioso, é obreiro na Igreja Universal do Reino de Deus, que frequenta desde 2005.

 
Em 2012, Alexandre começou a trajetória política a convite do então deputado estadual e hoje secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, quando ingressa no PRB, hoje Republicanos. Já a primeira disputa a um cargo eletivo ocorreu em 2016, elegendo-se, pela primeira vez, ao Legislativo em 2016. Antes, porém, ele aderiu à religião evangélica:

 
– A minha história com a igreja se inicia por volta do ano de 2005, quando na época, eu, como coordenador da Fiscalização da prefeitura, vistoriava igrejas que eram alvo de denúncias e, com isso, acabei percebendo que havia muitas injustiças e até perseguições com as igrejas. Então, como fiscal, comecei a resolver essas questões e acabei me convertendo e vi na política uma forma de defender a minha crença e as coisas em que eu acredito. E passei a defender os templos religiosos de forma geral na cidade e trabalhar por mais espaços para as igrejas – acrescentou o atual presidente do Republicanos.

 
E é nos templos evangélicos da cidade que está concentrada a grande parte de seus eleitores. Em 2017, elegeu-se com mais de 2,5 mil votos e nas duas eleições seguintes conseguiu aumentar a votação: em 2020, 2,6 mil – a maior votação entre os 21 parlamentares – e em 2024, 3.089. O aumento gradativo da votação, segundo ele, é consequência da representatividade evangélica.

 
– A maioria da minha base eleitoral está no povo cristão. E isso é porque eu tenho uma boa relação com todas as igrejas, independente de placa de denominação, pois defendemos o reino de Deus. E eu procuro ajudar a todos, por meio do apoio a projetos e reconhecimentos às ações. Mas eu também trabalho e brigo muito pelo esporte e, por ser servidor público, dentro da prefeitura, têm colegas que me apoiam. Eu esperava ser reeleito, a incerteza estava na quantidade de votos que o partido precisaria para garantir as cadeiras na Câmara – destaca Alexandre, que terá mais um colega de bancada: Guilherme Badke.


Leis

Em 2018, no primeiro mandato na Câmara, ocupou o posto de presidente da Câmara. Ao longo dos mandatos, apresentou leis, entrou outras, de isenção do IPTU para templos religiosos, a que determina templos religiosos como atividades essenciais e a que proíbe o corte de água e luz nos finais de semana e vésperas de feriados. 


Além disso, é autor das legislações que isenta do pagamento de IPTU moradores das áreas atingidas pelos desastres climáticos de 2024 e que proíbe a Corsan de cobrar pela média de consumo sem o conhecimento do cliente.


Ligado ao movimento cristão, Alexandre Vargas vai para o terceiro mandato como vereadorFoto: Nathália Schneider (Diário)


Ginásio

Para o novo mandato, a meta é a busca de recursos federais para a reforma do Ginásio do Guarani-Atlântico, Zona Norte.


– Esse é o meu principal projeto desde 2017. Nós chegamos a conseguir os valores, no entanto, a empresa que venceu a licitação, na época, teve problemas e não foi pra frente. Mas a gente não desistiu disso, porque o esporte muda a vida dos jovens e, por isso, lá na Zona Norte, é imprescindível esse ginásio funcionando. Além disso, é preciso melhorar a saúde do município com a transformação do Pronto Atendimento do Patronato em UPA e a Unidade Básica de Saúde de Camobi num Pronto Atendimento e, claro, continuarei defendendo a família, o trabalho e a fé, impedindo que leis contra a família passem na Câmara de Vereadores – concluiu ele.



Alexandre Vargas - Republicanos

  • 48 anos
  • Natural de Passo Fundo
  • Filiado ao Republicanos
  • Servidor Público e graduado em Gestão Pública
  • Fiscal de serviços públicos e obreiro na Igreja Universal, foi coordenador da Fiscalização municipal, vereador por dois mandatos (2017 e 2020) e presidente da  Câmara, em 2018




Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atleta com status mundial, Givago Ribeiro se prepara para o 2º mandato na Câmara de Vereadores Anterior

Atleta com status mundial, Givago Ribeiro se prepara para o 2º mandato na Câmara de Vereadores

Bolsonaro visita o Estado e se posiciona frente a investigação da PF: Próximo

Bolsonaro visita o Estado e se posiciona frente a investigação da PF: "Deixa eu falar"

Política