No início da desta sexta-feira (30), a programação aberta da televisão foi interrompida por 10 minutos para o início da propaganda eleitoral gratuita . No rádio, o horário eleitoral entrou no ar no início da manhã, às 7h. Na tela, os candidatos à prefeitura de Santa Maria – Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) –, apresentaram-se ao eleitorado. Já os programas de Moacir Alves (PRD) e Paulo Burmann (PDT) não foram exibidos por questões de prazo ou partidárias (leia abaixo). Já no rádio, os programas foram veiculados normalmente.
Entre os que deram o ar da graça no primeiro dia da propaganda, alguns dos postulantes ao Executivo apostaram em jingles e na relação com a cidade. Outros, em depoimentos de eleitores ou marcaram posição sobre o lado que defendem, além de sobrarem críticas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Cada um deles tiveram seus respectivos tempos. Isso é organizado em 10% de forma igualitária entre todas as siglas, e o restante, 90%, pelo número de deputados na Câmara Federal. Por isso, as candidaturas com alianças, consequentemente, têm mais tempo para apresentar as propostas aos eleitores. Já os 259 inscritos para concorrer à Câmara do município só terão espaço para se apresentarem nas inserções, ou seja, só aparecerão nos intervalos das programações das emissoras.
Abaixo, confira como foi a estreia dos candidatos no horário eleitoral.
O que disseram os concorrentes. A ordem é de exibição no horário eleitoral gratuito:
Rodrigo Decimo (PSDB), com 3 minutos e 1 segundo
Primeiro a estrear na propaganda pelo sorteio da Justiça Eleitoral e com maior tempo, o candidato apresentou suas propostas como uma continuidade da atual gestão, da qual é vice-prefeito. Com trilha sonora e a figura do trem, foram exibidas imagens de locais conhecidos dos santa-marienses e que receberam intervenções da prefeitura. "Quero administrar nossa cidade assim: como uma grande família. Sabemos que como toda a família, temos desafios, problemas, questões a superar. E como toda família a gente pode construir um futuro melhor", disse Decimo, que priorizou o primeiro nome: Rodrigo.
Alidio da Luz (PSol), com 23 segundos
O tempo do candidato começou e terminou com a manifestação de duas mulheres do PSol que exercem cargos públicos. A deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna convidaram a votar no partido. O postulante se apresentou e citou a candidata a vice, professora Marisa Carvalho. Em seguida, ela também convidou a população a consultar as propostas pelas redes sociais e QR Code na tela.
Valdeci Oliveira (PT), com 2 minutos e 38 segundos
Nos primeiros segundos da propaganda do candidato, diferentes pessoas apareceram, uma seguida da outra, com relatos sobre o político e gestor. Os depoimentos foram pautados pelo trabalho nos dois mandatos em que administrou a cidade, na relação com o presidente Lula e na figura política. O candidato a vice, o médico José Farret (União Brasil), esteve entre os depoimentos. Valdeci encerrou a série de manifestações: "Vamos juntos para uma cidade mais justa, mais próspera e mais feliz".
Roberta Leitão (PL), com 2 minutos e 14 segundos
No ar, Roberta e o candidato a vice, Marcelino Severo (Podemos), apresentam-se como opção para mudar a história escrita recentemente no município. A postulante utilizou seu primeiro minuto para demonstrar o desgosto com a atual situação de Santa Maria e se colocou como solução. "Santa Maria está mal cuidada e sem perspectiva por culpa de todos eles, mas isso vai mudar", disse Roberta, apresentado-se como a candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade.
Giuseppe Riesgo (Novo), com 1 minuto e 1 segundo
O candidato escolheu um dos principais cartões postais da cidade para estrear no horário eleitoral. Foi enquanto caminhava pelo Calçadão Salvador Isaia que contou sobre sua infância, a compra de tênis para os jogos e o encontro com amigos no local. Ele ressaltou sua ligação com o município, e a possibilidade de crescimento. Aproveitou os segundos finais do seu tempo para convidar a população a votar e analisar sua proposta. "Tenho certeza que Santa Maria ainda tem esse brilho, e é capaz de mais. Quero fazer melhor", afirmou.
Leia mais:
- Qual a importância da propaganda eleitoral gratuita para decidir o voto dos santa-marienses? Propaganda começa nesta sexta-feira
- Ponte móvel da RSC-287 passará por manutenção neste sábado e trânsito ficará interrompido
- Agergs confirma nova previsão de data para reajuste do pedágio da RSC-287
Fora da estreia
Dos sete candidatos ao Executivo, dois não apareceram no período de exibição – os candidatos Moacir Alves (PRD), com 13 segundos, e Paulo Burmann (PDT), com 26 segundos.
A assessoria de Burmann (PDT) explicou o caso. Leia na íntegra:
"O que houve é que foi informado e encaminhado o material de mídia para um destino diferente do recomendado para a geração de imagem em rede. Quando se verificou não havia mais prazo para incluir na grade do horário das 13h de hoje, sexta-feira (30), sendo que já foi corrigido e haverá a inserção no horário das 20h30min".
Já no caso de Moacir (PRD), a assessoria informou que, de parte da comunicação, os programas estavam prontos e, talvez, seria por alguma questão "partidária". Mas em breve, segundo a assessoria, a situação deve ser resolvida.
Confira a distribuição dos blocos
- Blocos no rádio
Das 7h às 7h10min
Das 12h às 12h10min - Blocos na TV
Das 13h às 13h10min
Das 20h30min às 20h40min