Globoplay (Reprodução)
As últimas horas de campanha eleitoral no rádio e na televisão também foram marcadas pelo debate derradeiro entre os sete candidatos à prefeitura de Santa Maria antes do primeiro turno das eleições municipais, domingo (6). Na noite de quinta-feira (03), Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) estiveram reunidos na sede do Grupo RBS para um debate que durou cerca de duas horas e 40 minutos, encerrando no começo da sexta-feira (4).
O confronto foi transmitido pela RBS TV e g1/RS, sendo marcado por troca de ideias e propostas em tom ameno. O clima estava mais amigável – se comparado ao último encontro na segunda-feira (30), promovido pelo Grupo Diário. Durante as manifestações, que se voltaram principalmente à saúde, segurança e infraestrutura, foram poucas as oportunidades em que candidatos subiram o tom ou partiram para provocações.
A estrutura do debate foi dividida em quatro blocos: dois com perguntas de temas livres, dois com temáticas sorteadas seguidos de considerações finais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Primeiro bloco
O sorteio que definiu a ordem de pergunta dos candidatos foi realizado previamente, antes do debate iniciar. Alidio da Luz, do PSol, abriu a rodada escolhendo Roberta Leitão, do PL. Ele a questionou sobre o projeto de lei de sua autoria que incentiva profissionais da saúde a sugerirem a realização de ultrassonografias às mulheres vítimas de estupro, antes da realização do aborto. A candidata rebateu, dizendo que o objetivo foi priorizar o atendimento de vítimas.
Na sequência, Paulo Burmann (PDT) perguntou para Rodrigo Decimo (PSDB) sobre propostas para fomentar o desenvolvimento rural do município. O tucano respondeu que, se eleito, irá implementar a Patrulha de Zeladoria em distritos.
Moacir Alves, do PRD, prosseguiu o debate questionando Alidio sobre o uso da Lei Aldir Blanc. O candidato do PSol afirmou que seu plano de governo está comprometido com o setor cultural e citou a juventude como foco.
Atual vice-prefeito, Decimo foi o próximo a perguntar e direcionou a questão sobre educação ao candidato Valdeci Oliveira, do PT, que defendeu a implementação do turno integral em escolas, assim como o candidato do PSDB.
Na sequência da ordem estabelecida por sorteio, Roberta questionou Burmann sobre segurança. O professor defendeu a adoção de vigilância eletrônica e o trabalho da Guarda Civil. A candidata do PL alegou que aposta em segurança preventiva e pretende criar uma secretaria voltada ao assunto.
Já Riesgo, do Novo, escolheu Dr. Moacir para debater sobre desenvolvimento econômico. O candidato do PRD afirmou que pretende trabalhar “quatro hélices”: governo, sociedade, empreendedores e universidades. Riesgo, por sua vez, disse que planeja aumentar a qualidade de vida e auxiliar o empreendedorismo.
Para fechar o bloco, Valdeci perguntou ao candidato do Novo sobre a manutenção de ruas. Em resposta, Riesgo afirmou que vai priorizar a execução de um trabalho permanente de recuperação das vias.
Segundo bloco
A segunda parte contou com dinâmica diferente da primeira, com sorteio de temas previamente escolhidos pela produção.
O primeiro assunto abordado foi habitação e o sorteado para o questionamento foi Riesgo. O candidato do Novo alfinetou o vice-prefeito sobre o trabalho da atual gestão. Decimo rebateu com dados e discorreu sobre a execução do projeto Minha Casa, Minha Vida.
Sobre catástrofes climáticas, Alidio indagou Riesgo sobre plano de prevenção. Ele respondeu que planeja investir na Defesa Civil e em planos de contenção de risco.
Na sua vez, Valdeci direcionou a questão sobre mobilidade urbana ao candidato do PDT. O professor Burmann afirmou que vai priorizar o transporte coletivo e melhorar as condições de ruas e avenidas. Em contraponto, o petista disse que vai atender as ruas da periferia.
O candidato do PT foi o próximo a responder, escolhido por Decimo para falar sobre educação. Ambos apresentaram propostas sobre implantar o turno integral.
Burmann foi o próximo no sorteio e escolheu perguntar para Alidio sobre finanças públicas. Ele falou sobre os arcabouços fiscais e dificuldades de gestão.
Sobre saúde, Dr. Moacir questionou Roberta Leitão sobre vacinas na rede pública. A candidata do PL afirmou que vai se comprometer em controlar os gastos públicos e atender esse setor.
No encerramento da rodada de perguntas e respostas, o tema sorteado foi agricultura. Tanto Moacir quanto Roberta defenderam a atenção às estradas rurais.
Terceiro bloco
Burmann abriu o bloco, que tinha tema livre, questionando Roberta sobre a perda da sede da Escola de Sargento das Armas (ESA). Ambos trocaram alfinetadas.
Decimo foi convidado por Moacir para debater sobre saúde. O tucano frisou o trabalho realizado na gestão atual e repetiu que vai criar um Pronto Atendimento (PA) no Bairro Camobi.
Ainda sobre a temática, desta vez o candidato do PRD foi questionado por Valdeci sobre estratégias para ampliar a atenção básica. Os dois afirmaram que pretendem, dentre as propostas, ampliar o horário de atendimento das unidades de saúde.
Roberta deu continuidade à rodada interrogando o candidato Valdeci sobre o fechamento da Rua Sete, o acusou de uma suposta inelegibilidade e o chamou de “o maior devedor da prefeitura”. O petista se defendeu, sugerindo a Cancela Eletrônica para a via em questão e afirmou que não teve problemas de inelegibilidade nas candidaturas.
Decimo foi mais uma vez escolhido como alvo. Riesgo quis saber sobre propostas para o desenvolvimento econômico de Santa Maria. O candidato do Novo criticou a atual gestão e destacou o fim da Feisma. O clima esquentou quando Decimo rebateu, dizendo que o fim da campanha havia se tornado um “festival de inverdades”
Alidio abordou a situação dos vendedores ambulantes e convidou Burmann para debater. O pedetista prometeu regularizar e dar suporte a vendedores informais e afirmou que a Guarda Municipal deve agir de forma preventiva e não ostensiva.
Na sequência, Valdeci foi questionado por Decimo sobre como cuidaria das finanças municipais, se eleito fosse. O petista defendeu que tem “consciência tranquila e mãos limpas” para cuidar do assunto. O atual vice-prefeito rebateu, prometendo que irá ajudar na regularização de moradias.
Quarto bloco
Os candidatos voltaram a fazer perguntas com temas sorteados. Esporte e lazer foi o assunto definido para abrir o bloco. Alidio respondeu sobre a criação de políticas públicas para a manutenção do Parque Itaimbé e Guarany Atlântico. A pergunta partiu do candidato Valdeci.
Na sequência, o petista foi escolhido para responder a Decimo sobre turismo. Ambos trocaram alfinetadas sobre a atual situação da obra do Centro de Eventos.
A temática cultura foi tema do debate entre Moacir e Decimo. O vice-prefeito destacou os projetos desenvolvidos durante o mandato
Riesgo questionou Valdeci sobre a segurança no município e afirmou que pretende realizar um concurso público para a Guarda Municipal. O candidato do PT, por sua vez, afirmou que vai criar uma secretaria dedicada ao assunto e que também pretende realizar o certame.
Sobre empregos, Alidio perguntou a Burmann sobre formas de geração de renda. Ele responde que buscará valorizar empresas locais .
Transporte coletivo foi o tema do debate entre Roberta e Decimo, escolhido novamente para responder. Ele falou que o sistema teve problemas por conta da pandemia e que busca novo contrato.
A última pergunta foi sobre funcionalismo municipal, entre Burmann e Moacir.
Por fim, cada candidato usou o tempo de dois minutos para fazer as últimas considerações e pedir o voto dos eleitores no dia 6 de outubro.