"Nós temos uma proposta para Santa Maria que é muito maior do que o partido", diz Valdeci Oliveira sobre campanha para o segundo turno

Foto: Vitor Zuccolo (Diário)

O candidato esteve ao vivo no Grupo Diário nesta segunda-feira (7).

Confirmado no segundo turno das eleições municipais com quase 60 mil votos, o candidato Valdeci Oliveira (PT) deve dialogar com lideranças com mais afinidade com o espectro à esquerda ainda nesta segunda-feira (7) para alinhar apoio na disputa contra o tucano Rodrigo Decimo (PSDB). Com a decisão marcada para o dia 27 de outubro, o petista conversou ao vivo no programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5 FM), sobre os próximos passos da campanha e também como pretende conquistar os eleitores que votaram em outros candidatos. Confira abaixo os principais trechos da entrevista, que teve tempo total de 15 minutos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Avaliação do resultado

Descansado após um domingo de muitos compromissos, Valdeci avaliou o resultado do 1º turno e comentou a largada da campanha do segundo turno:

"Eu dormi tranquilo, uma das coisas que me chamou muito atenção nesta campanha foi a tranquilidade, não tive nenhum momento, assim, de ansiedade. Ontem (domingo), inclusive, eu estava mais tranquilo do que a maioria das pessoas que estavam no meu entorno. O dever de fazer do primeiro turno uma grande campanha foi consolidado. Estou bastante descansado pra começar de novo o segundo turno e ele já começa hoje. (...) Nós estamos nos preparando, agora, para o segundo turno e, a partir de hoje, temos reunião às 14h para começar a reorganizar a nossa campanha, planejar os próximos dias e as estratégias necessárias para esse segundo turno."

Telefonemas para apoio 

O candidato pretende conversar com adversários no 1º turno com afinidade de ideologia, entre eles Alidio da Luz, do PSol, e Paulo Burmann, do PDT, além de outras lideranças que possam se somar na aliança para o peito do segundo turno. 

"Ainda não fiz nenhum telefonema porque eu acho que tem de respeitar o tempo de cada um, ontem à noite, todo mundo tava saindo da eleição, cada uma avaliando o processo e o que aconteceu, mas isso será feito logo agora pela parte da manhã. A gente vai fazer isso, além de vários outros contatos, com lideranças, vereadores eleitos, como vereadores não eleitos. Agora, é um processo de conversas, de diálogo com as lideranças que a gente respeita, independente da questão partidária para que a gente possa logicamente trazer a possibilidade de apoio destes candidatos que estavam, de certa forma, em lados diferentes no primeiro turno, onde cada um estava vendendo suas ideias. Na minha avaliação do segundo turno, muitos deles têm a proximidade muito grande com as nossas propostas, nós vamos trabalhar essa possibilidade de estar todo mundo junto no segundo turno.(...) Nós não podemos convidar a pessoa para apoiar, nós temos que convidar as pessoas para apoiar e também agregar. Estamos muito abertos a isso, de uma forma transparente, respeitosa e democrática."


Diálogo com a direita?

Na campanha do segundo turno, mesmo sem o apoio de Giuseppe Riesgo (Novo)Roberta Leitão (PL), ele não descarta a possibilidade de diálogo com a oposição:

"Nós vamos conversar com todos que é possível conversar, logicamente não tenho nenhum preconceito em relação a essas questões. Logicamente que tem candidatos que não vão conversar e pode ser que alguns deles não vão nos apoiar, porque são anti à possibilidade da nossa proposta, mas tem setores desses partidos ou lideranças que nós achamos que dá para conversar. (...) Eu tenho uma forma de dialogar com todos, inclusive aqueles que são radicalmente contrários àquilo que eu penso. Eu também acho que isso é a democracia, há possibilidade, nós vamos dialogar. Dialogar, conversar não faz mal a ninguém, e vamos fazer isso."


Votos do Novo e PL

Consciente que não terá o apoio dos candidatos do PL, Roberta Leitão, e do Novo, Giuseppe Riesgo, que ficaram em quarto e terceiro lugar, respectivamente, pelas próprias declarações na CDN, ainda, no domingo, Valdeci admitiu buscar eleitores dessas siglas. Juntos, os candidatos do Novo e PL somaram 41.945 votos.

"Logicamente que nem um nem outro vão nos apoiar por questões ideológicas, e a gente respeita. Agora, voto não se transfere automaticamente, né? Nós vamos trabalhar para que boa parte dos eleitores desses candidatos compreendam que nós temos uma proposta para Santa Maria que é muito maior do que o partido, é muito maior do que as ideologias. Nós achamos que também é preciso de um governo propositivo, um governo que tenha uma relação direta com todos os demais poder desse país."

Experiência e relação com o governo federal

Valdeci destaca a experiência ao longo do tempo e a boa relação com o governo atual e como isso deve garantir maiores recursos para o município:

"Hoje, posso dizer que estou muito mais experiente, a partir de ter sido presidente da Assembleia, e ter me relacionado com todos os poderes de uma forma geral, ter uma relação com o governo federal. A cidade precisa compreender de que o Orçamento da cidade não tem como resolver, se não for buscar dinheiro fora e esse caminho eu tenho aberto com o ministro Pimenta (Ministro da Secretaria de Comunicação Social), junto ao governo federal. Foi aqui que nós conseguimos implementar o maior canteiro de obras de Santa Maria, que foi de 2004 a 2008, esta ideia vai ser colocada com muita tranquilidade, nós vamos incrementar, cada vez mais, acerca da captação de recursos e projetos. Nós temos que tem o setor de projeto, não posso esperar chegar o dinheiro para fazer o projeto, tem que estar com os projetos prontos para ir atrás de recursos. Então, nós estamos estabelecendo esse diálogo com a sociedade de uma forma muito tranquila. E assim penso que a gente vai cativar uma boa parte desses setores que votaram em outros candidatos, da mesma forma pensamos em atrair parte daqueles que não votaram."


O adversário

O candidato parabenizou o concorrente Rodrigo Decimo, do PSDB, e comenta a expectativa para a campanha do segundo turno:

"Acho que vai ser uma campanha equilibrada, uma campanha de duas pessoas, cada um no seu jeito, cada uma com suas características que têm uma trajetória e um respeito da cidade.  Eu acho que isso é muito importante. Certamente, não haverá, entre eu e o Rodrigo, nenhum tipo de baixaria. Isso é muito positivo para democracia, o povo quer saber agora qual é a proposta que vocês têm para resolver os problemas de cada um. A cidade tá muito carente ainda da saúde na questão da infraestrutura, segurança pública, na questão do esporte, do lazer, da cultura. Enfim, eu acho que esses temas serão muito mais debatidos com mais tempo, com mais é clareza para que o eleitor consiga decidir livremente quem ele acha que tem que ser o prefeito da cidade."

Tom da campanha 

Para o segundo turno, a expectativa de Valdeci é positiva:

"Nós estamos para fazer uma campanha bonita, propositiva, uma campanha que possa motivar, sensibilizar e atrair muita gente pela nossa campanha. No final campanha do primeiro turno eu falei que ela estava boa porque nós perdemos o controle dela, e eu espero que no segundo turno, desde o primeiro período a gente já perco o controle no sentido que tanta gente participando que a gente nem sabe da onde vem. A gente vai fazer uma bonita campanha pra que Santa Maria tenha a tranquilidade, de uma forma democrática de, de eleger o seu prefeito sabendo que ele tem condição de  fazer um trabalho sério de experiência e de capacidade, que a eu acho que a minha chapa, eu e o Farret (União Brasil) termos e que Santa Maria conhece."




Bancada

A bancada eleita para o Legislativo, segundo o petista, entrará no reforço deste 2º turno:

“Nós queremos parabenizar a nossa bancada. Nós aumentamos a nossa bancada. Parabenizar todos os que concorreram, mesmo aqueles que não se elegeram nos ajudaram a ter essa grande bancada. Os cinco já estão convocados para nossa reunião, bem como os primeiros três suplentes. E outros tantos serão convocados para formar esse grande exército de mobilização do 2º turno. Agora, é uma única campanha e isso facilita porque todas as atenções e os olhares estão voltados para ela”.


O candidato celebrou a ida para o primeiro turno junto de apoiadores e familiares no comitê localizado na região central da cidade.Foto: Beto Albert (Diário)


Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Nossa principal tarefa era ter a primeira bancada do PSol e ela foi cumprida", afirma Alidio da Luz após disputa à prefeitura

Eleições 2024: confira os prefeitos eleitos nas 38 cidades da região Próximo

Eleições 2024: confira os prefeitos eleitos nas 38 cidades da região

Política