Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

Foto: Tales Trindade (Diário)

Para quem não votou no primeiro turno, o prazo é até 5 de dezembro.

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.

Para quem não votou no primeiro turno, o prazo vai até 5 de dezembro.

— Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual você não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno — informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Entenda

A ausência às urnas é registrada logo após o pleito. Os prazos de justificativa figuram como períodos que o eleitor tem para regularizar essa ausência sem pagar multa eleitoral. A análise da justificativa apresentada fica sempre a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que o eleitor esteve ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo está disponível, de acordo com o TSE, para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De material escolar a posto em horário estendido: após eleitos, o que Decimo e Lúcia dizem ser possível fazer já em 2025 Anterior

De material escolar a posto em horário estendido: após eleitos, o que Decimo e Lúcia dizem ser possível fazer já em 2025

Abstenção no segundo turno cresce e alcança 29,83% do eleitorado de Santa Maria; número é menor do que o registrado em 2020 Próximo

Abstenção no segundo turno cresce e alcança 29,83% do eleitorado de Santa Maria; número é menor do que o registrado em 2020

Política