“Se precisar estender o atendimento da creche até as 21h, vamos fazer isso”, diz candidato Giuseppe Riesgo sobre educação

“Se precisar estender o atendimento da creche até as 21h, vamos fazer isso”, diz candidato Giuseppe Riesgo sobre educação

Foto: Beto Albert (Diário)

Giuseppe Riesgo, da Coligação Novo, MDB e Avante, foi o segundo participante da série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio CDN


Na série com os sete candidatos a prefeito de Santa Maria no programa Bom dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5 FM), o entrevistado desta terça-feira (10) foi o candidato da Coligação "Segue teu Coração" (Novo, MDB e Avante), Giuseppe Riesgo. 


Em mais um espaço com foco na apresentação das propostas para governar o município disponibilizado pelo Grupo Diário, aos eleitores, o concorrente ao Executivo, a partir do seu plano de governo, respondeu a questionamentos sobre gestão pública, atendimento na área da saúde, funcionamento de creches e escolas, parcerias público-privadas (PPPs), Guarda Municipal e transporte público.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


As sabatinas, que começaram na segunda-feira (9), podem ser acompanhadas, além da Rádio CDN, pela TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo Diário no YouTube. As entrevistas são realizadas por ordem alfabética. Confira abaixo o que disse Riesgo sobre suas propostas.


Com a palavra, o candidato

Gestão 5.0

  • O candidato propõe a implantação de uma gestão 5.0 em Santa Maria. A medida busca levantar as demandas cotidianas da população, agilizar processos e outros problemas por meio digital. 
    “Eu considero inaceitável que, em 2024, nós ainda tenhamos que fazer o cidadão acordar de madrugada para pegar uma ficha no posto de saúde para quem sabe, ser atendido. Enquanto isso, aqui mesmo em Santa Maria, já temos uma empresa que fornece serviços de agendamento digital para posto de saúde em outras cidades. A tecnologia já existe. Podemos integrar os sistemas, digitalizar e ter um aplicativo da cidade, em que o cidadão possa mostrar os problemas das suas ruas e fazer reclamações em uma ouvidoria. Mas isso ainda não acontece. Então, a gestão 5.0 é utilizar as melhores práticas de gestão para tornar as coisas mais digitais, deixar mais online, para que as pessoas possam interagir e a prefeitura seja cobrada em tempo real”. 

Saúde

  • Implantação de um sistema integrado de agendamento de consultas, retornos ou exames por aplicativo ou WhatsApp, sendo que na última ferramenta, o atendimento é realizado por inteligência artificial. 
    “(Atendimento pelo WhatsApp). Ele te dá uma lista com agendamento, consulta, retorno, entre outros. Caso você não consiga avançar, é passado para um atendente, que é a pessoa que precisa resolver o problema do cidadão. No último caso, se ele quiser ir até o local, ele pode. Isso não será retirado nunca. Imagina um idoso que não quer utilizar o aplicativo ou o WhatsApp e quer ir lá? Tudo bem. Mas pessoas jovens e que trabalham durante o dia, com certeza, vão querer a agilidade e facilidade do digital”.
  • Ampliação dos horários de postos de saúde específicos da cidade para atender a demanda após às 17h. 
    “Eu sonho com uma Santa Maria onde as pessoas sejam incentivadas a trabalhar, a buscar seus sonhos e crescer na vida. Se para isso, a prefeitura precisa estender o atendimento do posto de saúde até as 20h, vai fazer isso. Se precisar estender o atendimento da creche até às 21h, vamos fazer isso para que as pessoas possam trabalhar”. 

Educação

  • Uma das propostas para a área é ampliar o horário de funcionamento das creches após às 17h. Medida seria implementada,levando em consideração a demanda da população e a necessidade de contratação de mais profissionais.
    “Para mim, o atendimento de creche e escolas infantis após as 17h é uma prioridade. Não foi uma ou duas vezes que ouvi pessoas reclamando que elas não têm com quem deixar os filhos, que não conseguem trabalhar durante a tarde e não têm como pedir para um parente ou amigo buscar todos os dias. Muitas vezes, perdem o emprego ou nem conseguem buscar um por medo de deixar as crianças sozinhas. 
  • Ainda na área da educação, o candidato propõe a oferta de atividades extracurriculares em contraturno escolar, além da ampliação do ensino integral em escolas locais. 
    “Uma criança que não tem atividades em contraturno ou ensino integral vai se ocupar fazendo alguma coisa. E precisamos nos preocupar com isso porque ela pode acabar sendo captada pelo tráfico, pelas drogas e pelo crime. Precisamos que as nossas crianças de hoje, além de ter uma boa educação para ter um futuro melhor, não se tornem criminosas e acabem prejudicando famílias, amigos próximos e toda a sociedade. Então, em contraturno, queremos atividades esportivas e culturais que estão faltando hoje em Santa Maria. O ensino integral também é algo que precisa ser estudado para ver qual é o custo disso, onde vai ser implementado e onde precisa mais”

Parcerias público-privadas (PPPs)

  • O plano de governo prevê o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversos espaços e setores de Santa Maria. Para o candidato, essa pode ser uma das soluções para cuidar de situações que o Executivo não tem dado conta. 
    "A prefeitura que tenta fazer tudo, não faz nada. Então, quando você traz as PPPs, permite que um parque ou uma praça seja do setor X. Você traz uma PPP para administrar uma escola e da mesma forma, permite acesso grátis ao público. Traz uma PPP para administrar uma UBS, uma rua, entre várias hipóteses que no mundo todo se faz.“No Brasil, há um certo preconceito com isso, porque alguns grupos da extrema esquerda acham que isso é privatizar o espaço público. Mas não tem nada disso, é uma construção conjunta”.

Segurança

  • Mudança na legislação atual da Guarda Municipal para transformá-la em órgão de policiamento ostensivo, além de preventivo.
    “Propomos mais treinamentos para a Guarda e mais armamento para quem puder, porque sabemos que tem alguns guardas que não vão conseguir ter armamento por questões pessoais. Além disso, o aumento do efetivo. Para isso, é necessário fazer um concurso público. Precisa e vai ser feito”.

Transporte

  • Estímulo a novos meios de transporte por meio de incentivos fiscais e redução de burocracia para iniciativas privada.
    “Eu quero fazer a licitação do transporte coletivo. Eu acho que o nosso transporte está muito amarrado e hoje ninguém está satisfeito. Nem o cidadão nem a empresa nem a prefeitura. Está ruim e tem que melhorar. Para isso, é necessário flexibilizar um pouco. Existem algumas regras ali no contrato. Um exemplo disso é que você tem que colocar um ônibus gigantesco para buscar duas ou três pessoas. Não faz sentido economicamente isso. Tem que dar mais flexibilidade para poderem ir com um ônibus menos e a empresa gastar menos. Consequentemente, o custo será menor e o preço da passagem poderá ser menor. Inclusive, poderemos ter mais linhas”. 

Giuseppe Ricardo Meneghetti Riesgo

  • Natural de Santa Maria 
  • 28 anos 
  • É advogado 
  • Filiado ao Novo desde 2017 
  • Em 2018, foi o deputado estadual mais jovem da 55ª Legislatura, eleito aos 23 anos com 16.224 votos. Concorreu à reeleição em 2022. Fez 28.209 votos e ficou de 1º suplente do Novo 
  • Foi do movimento estudantil de direita e é conhecido pelas ideias liberais e pelas bandeiras em prol do empreendedorismo e da redução de impostos
  • Sua vice é a professora Magali Marques da Rocha (MDB)


Definição ideológica:

“Ideologicamente, eu me defino como um liberal de direita. Eu cresci nesse meio e acredito que só com desenvolvimento econômico vamos conseguir fazer com que as pessoas tenham uma vida melhor”.

Lugar preferido em Santa Maria:

“Eu sou muito de família. Então, acaba que o meu lugar favorito em Santa Maria é a casa dos meus pais, onde eu me criei. É um local público que eu tenho uma história e fico feliz em ir para lá, que é a minha universidade: a UFSM. Meu pai e minha mãe estudaram e trabalham lá. Eu estudei lá”.


Calendário das entrevistas

  • Alidio da Luz (PSol) – 9 de setembro
  • Giuseppe Riesgo (Novo) – 10 de setembro
  • Moacir Alves (PRD) – 11 de setembro
  • Paulo Burmann (PDT) – 13 de setembro
  • Roberta Leitão (PL) – 16 de setembro
  • Rodrigo Decimo (PSDB) –17 de setembro
  • Valdeci Oliveira (PT) – 18 de setembro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Queremos a escola permanente, justamente para proteger nossas crianças Anterior

“Queremos a escola permanente, justamente para proteger nossas crianças", diz candidato Moacir Alves sobre educação

“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura Próximo

“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura", diz candidato Alidio da Luz sobre passagem

Política