De material escolar a posto em horário estendido: após eleitos, o que Decimo e Lúcia dizem ser possível fazer já em 2025

De material escolar a posto em horário estendido: após eleitos, o que Decimo e Lúcia dizem ser possível fazer já em 2025

Fotos: Beto Albert (Diário)


Com a vitória nas urnas neste domingo (27), o prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) iniciou a semana com uma agenda cheia, junto da sua vice-prefeita eleita, Lúcia Madruga (PP). Mesmo com o resultado recente, a cobrança da população é a primeira que aparece: quais seriam os planos para Santa Maria?

Em entrevista para o programa F5, apresentado pelo jornalista Deni Zolin na rádio CDN, 93.5 FM, os novos gestores puderam delinear os caminhos que seu governo seguirá a partir de 2025. Veja abaixo. 


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Melhoras na educação  

Mochila, tênis e material escolar para matriculados na rede municipal de ensino. O recebimento destes itens são vistos como a ampliação dos uniformes escolares, que chegaram recentemente na rede.

Para 2025, a intenção é, sim, incluir mochila, tênis e material escolar no kit que será entregue com roupas, a cada ano aos alunos, mas vai depender do orçamento ainda a ser realizado e do tempo para fazer a licitação. Por isso, não foi informado em que mês do ano que vem deve ser feita a entrega desses uniformes e demais materiais.

Aliada a essa bandeira, estão as novas escolas em tempo integral. Decimo e Lúcia indicam que a implementação deve ser gradativa e imediata, logo no início do mandato, assim que houver um ajuste do orçamento do município. 

Lúcia Madruga, vice-prefeita de Santa MariaFoto: Beto Albert (Diário)


– Entramos em 2025 com o orçamento que segue o plano plurianual da última gestão. Vamos até março e maio seguindo o programado, quando entregamos o próximo plano que segue de 2025 a 2029. Então, nesse processo a gente precisa estabelecer um planejamento, com prazos e metas  – explica Lúcia. 


O programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral, com uma carga horária igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais em todas as etapas e modalidades da educação básica. 


Guarani Atlântico

Interligado à escola em turno integral está o projeto de recuperação do Ginásio Guarani-Atlântico, no Bairro Salgado Filho. Segundo Decimo e Lúcia, a reabertura do espaço é fundamental porque ele vai servir para as atividades de turno inverso das escolas de tempo integral. Porém, não foi prometida data.


Postos de saúde com terceiro turno 

Se hoje, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) funcionam em um horário estendido conforme escala semanal, o plano do governo é ampliar esse sistema: em alguns postos, mantê-los abertos no chamado terceiro turno até as 22h durante os sete dias da semana. Isso deve iniciar nos primeiros 100 dias, indica Decimo. 


– A ideia é que tenhamos postos funcionando até as 22h, de maneira regular.  Essa é uma medida que a gente pode começar a implantar no curto prazo, nos primeiros 100 dias - afirmou Decimo, esclarecendo que pode ser em alguns dos postos nesse início de governo, mas que a meta é ter, até o final da gestão, ao menos um posto com horário estendido em cada uma das oito regiões administrativas de Santa Maria –  afirma. 

Rodrigo Decimo será o novo prefeito de Santa Maria a partir de 2025Foto: Beto Albert (Diário)


Ainda na saúde, a proposta é que haja um aplicativo. Seria um sistema informatizado para a marcação da consulta, o qual vai integrar toda a saúde no município. Ele terá a possibilidade de fazer teleconsultas, por meio de uma vídeo-chamada, principalmente para pessoas com doenças crônicas, que só precisam renovar a receita médica para comprar ou pegar o medicamento de uso contínuo. 


– O médico vai conversar com o paciente, perguntar se teve dor de cabeça ou algum outro problema, e se for o caso, renovar a receita do medicamento – disse Decimo.


O prefeito eleito afirmou que tentará implementar ainda em 2025 esse software, que inclusive terá um histórico dos atendimentos e das condições de saúde de cada paciente, o que ajudará no diagnóstico e no tratamento por parte dos profissionais, que vão ter acesso a esses dados por meio de senha. Para isso, será preciso contratar uma empresa para prestar esse serviço.


– Existem empresas que já fazem isso, mas demanda de um processo de modelagem, para dizer o que a gente precisa, e precisa da contratação. A população precisa entender que não é de um dia para o outro – afirma Lúcia.


Buracos 

Os buracos são questões recorrentes no município. Nesse ponto, Decimo e Lúcia pretendem trabalhar junto a uma patrulha de zeladoria dos bairros, que estaria designada para regiões do município. O prazo para a implementação seria os 100 dias de governo. Além disso, também está nos planos um Plano Municipal de Pavimentação, com novas ruas e avenidas. 


–  Cada uma das oito regiões administrativas vai ter uma equipe dedicada com equipamentos específicos para responder se surgir um novo buraco. Talvez tenhamos que comprar equipamento e remanejar um grupo de servidores da Secretaria de Obras e até fortalecer eles, ou podemos pensar em eventual terceirização de mão de obra para ter isso. De qualquer maneira, a nossa intenção é ter essas essas equipes dedicadas a essa região fazendo aquela manutenção mais rápida, de pronta-resposta. Devemos começar a trabalhar nisso hoje e quer implantar o quanto antes, não tem um prazo. Pelo menos, nos 100 dias, que é um marco da administração, a gente já quer ter isso efetivo – declara Decimo. 


Asfaltamento 

Quanto ao asfaltamento de novas ruas, o vice-prefeito eleito afirmou que a prefeitura tem saúde financeira e capacidade de crédito para pegar novos empréstimos para custear o novo plano de pavimentação. Ele admitiu que não vai conseguir arrumar todas as ruas da cidade, mas afirmou que será feito um estudo técnico para definir quais ruas e avenidas são prioritárias.


– A gente alardeava que é o maior plano de pavimentação da história de Santa Maria, e vai ser. Vamos colocar nesse plano novas avenidas, novas ruas. A gente vai deixar isso muito transparente. Pode ser que essa pavimentação não chegue na frente da casa de muitas pessoas, pois a gente não vai ter condições de asfaltar tudo, mas o que a gente quer. Que esse estudo seja técnico e que efetivamente solucione problemas na mobilidade urbana. É um estudo que vai demandar um certo tempo porque vai precisar eventualmente abrir uma rua, vai precisar asfaltar outras. Por exemplo, a Rua Irmã Dulce, que liga os quartéis com o shopping (Praça Nova), aquela é uma rua que nós entendemos que é importante de pavimentar. A João Lino Preto, no Parque Pinheiro Machado, a gente entende que é importante. A Rio Grande do Norte, também na região oeste. Lá em Camobi também tem outras. A gente vai ter de fazer esse mapeamento, mas técnico. Não é porque me pediram. É técnico. Algo que efetivamente dê resultados para todos. Talvez não chegue na frente de sua casa, mas que a pessoa que está ali vai ser beneficiada, ou através de sua moto, seu carro, sua bicicleta ou do transporte urbano, mas vai sentir melhorias na sua mobilidade –  disse Decimo.


Centro de eventos e Jockey Club

Sobre as obras de prédios públicos, Decimo lembrou das reformas do Calçadão, da Praça Saldanha Marinho, o início da reforma da Casa de Cultura, as reformas na Avenida Rio Branco e Vila Belga.


Também citou que está sendo concluída a quarta etapa do centro de eventos do CDM e que ainda serão necessários R$ 10 milhões para a quinta e última etapa, que incluirá o PPCI para usar o prédio. Quanto a isso, questionado se não deveriam ser usadas verbas próprias da prefeitura para agilizar a obra, Decimo afirmou que tentarão primeiro verbas federais porque o recurso do caixa livre tem outras prioridades, como o uniforme escolar. 


Além disso, citou que o Guarani Atlântico será prioridade para ser reformado para dar apoio às escolas de ensino integral:


– Tem o Jockey Club também, que hoje já contratamos um projeto que é o Impulsionar. Uma empresa está fazendo uma modelagem de uma PPP, uma parceria público-privada que possa, no ano que vem, se possível, nós já podermos ter condições de fazer um leilão ou licitação para que seja ocupado aquele espaço por meio de uma PPP. Não o que o estudo vai apontar que será feito, mas serão preservados espaços de convivência e lazer


Gare

Quanto à Gare, cuja reforma está praticamente pronta, Decimo afirmou que a prefeitura está prestes a definir como será a exploração dos espaços.


- A Secretaria de Cultura com a Secretaria de Administração estão elaborando um termo de referência justamente, que talvez já esteja pronto, para fazer a concessão daquele espaço. A ideia é que o empreendedor use e explore comercialmente um espaço que já está reservado, e imaginamos que seria mais na área de gastronomia, e dê como contrapartidas a manutenção do prédio, a segurança do local. A ideia nem é cobrar aluguel, até pode, vai depender da modelagem de exploração. O estudo vai apontar a ocupação, que é talvez mais importante do que a obra. Ela é necessária, mas o que vai dar vida naquele espaço é o uso. Se fizer só a reforma e não ocupar, aquilo vai ser depredado - afirmou Decimo.


Quanto à reforma do Clube dos Ferroviários, na Vila Belga, o prefeito eleito disse que estão aguardando a aprovação dos projetos já prontos por parte do Iphan.


Licitação do transporte coletivo

Em relação ao transporte coletivo, Decimo declarou que o processo de licitação está bem adiantado e que pretende lançar a disputa para escolher novas empresas de ônibus ainda este ano.


– Sai, sai (a licitação). Muito se deve ainda não ter saído devido a esses cuidados para que a licitação, quando sair, der certo. 


Concurso da Guarda Municipal

Um ouvinte da rádio questionou se a prefeitura fará concurso para contratar mais profissionais para a Guarda Municipal, e Decimo respondeu:

– Deve ser feito no ano que vem.


Criticado como "buraquista"

Questionado se as críticas dos adversários o incomodaram, como quando foi apontado pelo adversário Valdeci como "o buraquista", Decimo respondeu com a mesma calma de sempre:


– Mas assim, a gente entende que, no momento em que a campanha vai se afunilando, os ânimos vão se exaltando. E eu levei com tranquilidade. tem um quê de deboche, mas eu não me abalo. A gente vai levando. 


Dívida de Valdeci Oliveira

No último debate na RBS TV, na sexta (25), Decimo afirmou várias vezes que Valdeci Oliveira (PT) deve R$ 10 milhões à prefeitura por apontamentos do TCE. Questionado se, como prefeito, vai cobrar a dívida do petista, Decimo respondeu:


– Sim. Esse processo é um processo judicial, que depende da prefeitura para fazer a execução fiscal. Isso já está ocorrendo, já tem todo o processo ali. Já foi ajuizada a execução fiscal de sete processos. Mas isso de forma alguma é pessoal à pessoa do Valdeci. É um processo que a gente faz com todos. Fora isso, a relação é muito cordial com ele. Claro que no embate político, no debate, os ânimos se acirram e são normais, mas depois, de forma cordial e respeitosa, a gente se cumprimenta – afirmou Decimo.


Leia Mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em edição especial do Jogo de Cintura, mulheres que inspiram o prefeito eleito Rodrigo Decimo contam bastidores da vitória Anterior

Em edição especial do Jogo de Cintura, mulheres que inspiram o prefeito eleito Rodrigo Decimo contam bastidores da vitória

Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro Próximo

Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

Política