Eleições 2024: Regiões Leste e Centro-Leste reivindicam melhorias em ruas, saúde e segurança

Caroline Souza e Tayline Manganeli

Eleições 2024: Regiões Leste e Centro-Leste reivindicam melhorias em ruas, saúde e segurança

Foto: Beto Albert (Diário)

Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Base Aérea de Santa Maria (Basm), a região leste de Santa Maria, contemplada integralmente pelo Bairro Camobi, é marcada pela constante evolução urbana e econômica. Os impactos do desenvolvimento das duas instituições também alcançam os bairros vizinhos, que compõe a Região Centro-Leste: Diácono João Luiz Pozzobon, Cerrito, Pé-de-Plátano e São José.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O militar aposentado Cláudio Pereira de Carvalho, 55 anos, mora com a família no Bairro São José há mais de 40 anos e destaca que a facilidade em acessar serviços essenciais no próprio reduto é um dos pontos que tornam a região um bom espaço para se viver.

– É próximo à universidade federal, onde meu filho estuda. Aqui tem farmácia, praça, um minicentro. Tudo funciona perfeitamente e é um bom lugar para morar – afirma.

Cláudio Pereira de Carvalho, de 55 anos, mora com a família no Bairro São José há mais de quatro décadasFoto: Beto Albert (Diário)

Em Camobi, bairro mais populoso de Santa Maria – com mais de 20 mil habitantes – quem nasceu e cresceu no local observa o rápido crescimento do espaço com sentimento de nostalgia. Na Rua Erly de Almeida Lima, entre a Faixa Velha e a Faixa Nova, o borracheiro João Salvador de Carvalho, 56 anos, lembra de quando o lugar contava com poucas residências. Cenário que contrasta com os inúmeros prédios e estabelecimentos comerciais construídos no bairro nas últimas décadas.

– Quem conheceu Camobi, quem vê agora. Isso aqui não tinha nada, era uma casa ali e outra aqui. É bom morar aqui, tem tudo. Mercado, escola e vizinhos unidos – acrescenta.

João Salvador de Carvalho, de 56 anos, sempre morou em CamobiFoto: Beto Albert (Diário)

Opinião compartilhada também pela empresária Loreni Sartori, 47 anos. Ela conta que não é natural do município, mas desde que se mudou – há 30 anos – reside e trabalha em Camobi.

– Eu não trocaria o bairro por nada. Aqui, tem tudo. Chego a ficar seis meses sem ir para o Centro.

As demandas das regiões

três semanas das eleições municipais de 2024 – marcada para o dia 6 de outubro –, o Diário continua a série de reportagens que busca percorrer as diferentes regiões de Santa Maria para levantar as demandas da comunidade e o que os candidatos à prefeitura propõem para esses locais.

A reportagem chega aos bairros das regiões Leste e Centro-Leste após ouvir as reivindicações do Oeste e Centro-Oeste, Norte e Nordeste e Sul

Urbanização exige atenção a serviços básicos

À medida em que a população cresce e o território se desenvolve, é necessário que a oferta de serviços básicos também avance. Os moradores das regiões Leste e Centro-Leste observam uma carência nos atendimentos em saúde nos bairros.

– Precisava ter um posto com atendimento 24h. Faz falta para todo mundo, as pessoas precisam sair daqui e ir para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) – explica o ​borracheiro João Salvador de Carvalho.

No Bairro São José, a comunidade também reivindica melhores condições nos serviços da Estratégia de Saúde da Família (ESF) São José. O trabalhador autônomo Marcos Pinto, 67 anos, mora no Bairro Pé de Plátano, mas precisa se deslocar até o bairro vizinho para poder consultar. Sobre a qualidade do serviço, ele destaca que o atendimento é bom, mas existe uma dificuldade na consulta com especialistas.

– Se você precisar de um especialista, é um problema. Meu óculos quebrou, necessitava de um outro para dirigir, marquei um oftalmologista e esperei por meses. Precisei fazer particular – conta Marcos.

Marcos Pinto, de 67 anos, mora no Bairro Pé de Plátano e se desloca até o bairro vizinho para receber atendimento médicoFoto: Beto Albert (Diário)

Moradores querem melhorias nas ruas e segurança pública

Problemas relacionados à infraestrutura, mobilidade urbana e segurança também apareceram no relato dos moradores das regiões percorridas. A aposentada Terezinha Esguardião Constância, 78 anos, diz que a comunidade aguarda há décadas por melhorias nas ruas da Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

– Quando a gente embarca num ônibus, parece que está dentro de um caiaque balançando para lá e para cá. É uma buraqueira, as condições da rua estão muito ruins – afirma a aposentada.

Terezinha Esguardião Constância, de 78 anos, é moradora da Vila Maringá e pede mais atenção a condição das vias Foto: Beto Albert (Diário)

A reivindicação também é de moradores do Bairro Camobi, que dizem observar o contraste de algumas ruas pavimentadas e sinalizadas e outras ainda de chão batido.

Ao conversar com habitantes da Vila Jardim e Vila Progresso, áreas localizadas mais ao norte de Camobi e próximas dos trilhos ferroviários, a reclamação predominante nos relatos é a falta de segurança e assistência pública. Moradores, que preferiram não se identificar, contaram que alguns locais são dominados por facções criminosas e o cotidiano é cercado pela criminalidade.

Moradores da área próxima aos trilhos ferroviários relatam a falta de segurança no localFoto: Beto Albert (Diário)


O Diário solicitou aos sete candidatos à prefeitura de Santa Maria as propostas previstas para essas duas zonas da cidade. O espaço foi delimitado com, no máximo, 650 caracteres.


Confira abaixo as propostas de cada candidato em ordem alfabética:

  • Alidio da Luz (PSol)
    "Todos sabemos da triste realidade em que vive a saúde em nosso município. Filas de madrugada para pegar uma ficha na esperança de ser atendido, e a insuficiente cobertura de ESFs, além de horários das UBS que precisam ser estendidos, dão o tom desse cenário lamentável. Essa situação, ao falarmos da Região Leste e Centro-Leste, torna-se ainda pior. É urgente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada em Camobi, possibilitando aos moradores do entorno o devido acesso à porta de entrada dos serviços de urgência e emergência. Isto é fundamental, pois a ausência de uma UPA mostra a inexplicável negligência do governo que diz cuidar das pessoas."
  • Giuseppe Riesgo (Novo)
    "Nossa gestão será focada em melhorar a infraestrutura e qualidade de vida dessas áreas. No Bairro Camobi, buscaremos recursos para duplicar a Faixa Nova, e realizar a construção de uma ciclovia na Faixa Velha, que é tão necessária. Também é fundamental a construção de uma UPA em Camobi para desafogar o PA do Patronato. Para a Região Centro-Leste, que vem recebendo muitos empreendimentos, vamos priorizar a pavimentação de ruas e a ampliação da rede de esgoto. Em todas as regiões, investiremos em saúde e segurança, trazendo mais eficiência nos atendimentos, criando a criação da Secretaria de Segurança Municipal."
  • Moacir Alves (PRD)
    "Nossa proposta central para a Região Centro-Leste é estruturar a abertura de uma UPA 24h para o pleno atendimento da saúde. Assim, como na mobilidade urbana encontrarmos uma solução técnica para que as linhas de ônibus sejam acessadas pelas vicinais e na infraestrutura resolver junto à Corsan as demandas frequentes de falta de água e saneamento básico da região. Ainda estruturar uma subprefeitura para a melhor administração das demandas dos moradores."
  • Paulo Burmann (PDT)
    "Apesar dos desafios em segurança, ruas e serviços públicos, há aí grandes atores a explorar, com destaque à UFSM e à Base Aérea. A atração de empresas de porte tecnológico com potencial de empregos e de turismo constitui um fator de impacto no crescimento da região. A universidade é um motor de inovação e geração de empregos qualificados, enquanto se projeta uma central de logística aero-rodo-ferroviário. Implantar uma UPA 24h e ampliar o horário e equipes para a UBS e a subprefeitura com equipe local tecnicamente capacitada, levará os serviços públicos diretamente à comunidade. É preciso investir em segurança pública e na cultura da região."
  • Roberta Leitão (PL)
    "As regiões Leste e Centro-leste de Santa Maria merecem uma atenção especial. Iremos focar na saúde com a implementação urgente de uma UPA, atendendo toda a região. Em São José, ampliar os atendimentos da ESF e expandir a cobertura do CRAS Leste, para Maringá, com equipes completas, com psicólogos e mais assistentes sociais. A região carece de infraestrutura, sobretudo nas áreas públicas. Faremos o maior projeto de pavimentação de ruas e urbanização de espaços públicos. Outra carência percebida, ao ouvir a comunidade, são as áreas de lazer, prática de esportes e cultura. É nossa prioridade ter uma cidade mais acolhedora para o nosso cidadão."
  • Rodrigo Decimo (PSDB)
    "As regiões serão beneficiadas com as ações que abrangerão todo o município, como a finalização do processo licitatório para a concessão e a modernização do transporte público coletivo em Santa Maria e a ampliação do atendimento do Samu com mais unidades de Suporte Avançado da Central Telefônica 24 horas. Para o Leste e Centro-Leste, vamos implementar um pronto-atendimento para casos de urgência e emergência em Camobi. Concluiremos a Perimetral Sul-Leste, que ligará a região à BR-392, e seguiremos ampliando o número de voos do aeroporto. No ensino, vamos ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil e estender o horário das creches até as 19h."
  • Valdeci Oliveira (PT)
    "As regiões Leste e Centro-Leste terão suas ruas revitalizadas, estímulo à implementação da escola em tempo integral e suas unidades de saúde reorganizadas, com ampliação das ESFs, aumento do número de agentes de saúde, implantação do terceiro turno de atendimento (17h às 21h) e uma nova UPA. Em Camobi, vamos batalhar pela implantação de uma base do Samu, pois hoje a localidade depende do deslocamento de ambulância, que demora para chegar. Também propomos a revitalização dos espaços de lazer das comunidades, principalmente os espaços destinados à juventude, fortalecimento das hortas comunitárias e ampliação da relação da prefeitura com a UFSM."

Leia as outras reportagens da série

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito e vice lamentam morte de candidata a vereadora do PSDB em acidente em Santa Maria Anterior

Prefeito e vice lamentam morte de candidata a vereadora do PSDB em acidente em Santa Maria

Eleições 2024: festejos farroupilhas, caminhadas e celebrações em igrejas marcam os compromissos dos candidatos ao Executivo de Santa Maria Próximo

Eleições 2024: festejos farroupilhas, caminhadas e celebrações em igrejas marcam os compromissos dos candidatos ao Executivo de Santa Maria

Política