
Foto: Beto Albert (Diário)
Rodrigo Decimo, da Coligação “Todos por Santa Maria", foi o sexto participante da série de entrevistas com os prefeituráveis na Rádio CDN

Promovida pelo Grupo Diário, a série de entrevistas com candidatos à prefeitura de Santa Maria está chegando ao fim. A iniciativa, que começou na última semana, busca fornecer mais informações aos santa-marienses que irão às urnas em 6 de outubro. Por ordem alfabética, os candidatos participaram do programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, respondendo a questões sobre os planos de governo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na terça-feira (17), o público conheceu as propostas de Rodrigo Decimo, da coligação “Todos por Santa Maria” (Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, PSD, PSB e Republicanos) para saúde, infraestrutura, educação, assistência social e agricultura.
As sabatinas seguem até amanhã e podem ser acompanhadas pela Rádio CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo Diário no YouTube. Veja o que disse o candidato
Com a palavra, o candidato
Saúde
- O candidato propõe a construção de um Pronto Atendimento (PA) no Bairro Camobi para atender as demandas da região Leste e a transição do PA do Bairro Patronato para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Regional
- “Esse trâmite para transformar o PA do Patronato em UPA já está acontecendo. A papelada e documentação já está tramitando junto a Secretaria de Saúde do Estado e outros órgãos que são necessários. O impacto será grande, porque teremos recursos para que possamos melhorar, qualificar e ampliar esses serviços”.
- Implantação do terceiro turno de saúde nas oito regiões administrativas
- Vamos ter uma unidade básica, em cada uma dessas regiões, que terá o terceiro turno. Já tivemos a experiência de fazer o turno estendido nos últimos anos, que foi um projeto piloto. Agora, vamos implantar nessas regiões administrativas, essas oito unidades, escolhendo aquelas que têm uma melhor estrutura e melhores condições de receber este serviço”.
Infraestrutura
- Plano de pavimentação em todos os bairros
- “Temos um mapeamento de todas as principais ruas e avenidas que precisam ter uma pavimentação adequada, primeiro, levando em consideração por onde passa o transporte público urbano e onde tem o maior fluxo de veículos. Ao concluí-lo, teremos uma noção do valor que precisaremos. Então, vamos propor junto a Câmara de Vereadores a busca desses recursos, através das várias instituições bancárias e federais que existem, para que possamos implementar esse grande plano de pavimentação municipal”.
- Criação de patrulhas em bairros e distritos.
- “Levando em consideração as oito regiões administrativas, cada uma delas vai ter uma equipe dedicada e com equipamentos para executar pequenos serviços e reparos. Não é para pavimentar uma rua ou fazer um volume muito grande de tapa-buracos. Mas aquele buraco da rua que aparecer, essa equipe terá condições de atender. Pintura de meios-fios, corte de grama, enfim, pequenos serviços para dar uma resposta imediata aquela comunidade. Vamos ter a patrulha de zeladoria dos distritos, também terão pessoas e equipamentos. Vamos fazer um dimensionamento de modo que essa equipe possa atender um ou dois distritos, dependendo da situação."
Educação
- Ampliação do ensino integral, contando com espaços esportivos e culturais para receber alunos em contraturno. As opções citadas foram Edutec, Clube dos Ferroviários onde está localizada a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet), Centro de eventos, Centro Desportivo Municipal (CDM) e o Complexo Esportivo Guarani-Atlântico
- “Temos a meta ambiciosa de ampliar [o ensino integral] em todas as escolas. Não é um processo rápido ou fácil. Para colocarmos o tempo integral nas nossas escolas municipais, vamos precisar de estrutura. Nem todas ou a maioria não tem como duplicar simplesmente seu espaço. Por isso, vamos ter que buscar alternativas para que possamos receber esses alunos no turno inverso ao do ensino”.
- Turno estendido em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
- “Hoje, o pai ou a mãe que deixa a criança (na escola) precisa pegar às 17h, 17h e pouco. Isso é um transtorno e dificulta, porque ainda é um horário de expediente para essas pessoas. Então, os responsáveis ou pais dessas crianças vão ter a tranquilidade de se dedicar ao trabalho, estudos ou atividades, sabendo que a criança estará em local seguro até às 19h. Em todas as nossas Emeis, vamos ter o turno estendido até às 19h”.
Revitalização
- Proposta de revitalização da Rua Alberto Pasqualini
- “Existe um projeto da UFSM que é ocupar aquele espaço do ‘garajão’ e transformá-lo em um espaço aberto de convivência e apresentações culturais. Então, vamos reformar esse espaço da Rua Alberto Pasqualini. Tenho absoluta certeza que será mais um ponto turístico da nossa cidade, agregando a todo o contexto que iremos ter”.
Assistência social
- Criação de um centro de referência especializado para a população de rua
- “O Centro Pop é algo que já estamos maturando e vamos implantar no nosso governo, que é um espaço que recebe os moradores de rua durante o dia e dá todas as condições para eles: alimentação, local para tomar banho e ficar”.
Agricultura
- Criação de um centro de abastecimento de produtos da agricultura familiar para atender as demandas local e regional
- “A ideia é que tenhamos um espaço para receber os produtos tanto da agroindústria quanto o fruto da plantação dos nossos agricultores familiares e, a partir disso, fazer uma distribuição. De alguma forma, já temos um convênio com cooperativas aqui de Santa Maria e isso já está acontecendo em determinada escala. Mas queremos ampliar isso”.
Rodrigo Decimo
- Natural de Uruguaiana
- 56 anos
- É engenheiro civil e empresário no ramo da construção civil
- Desde 2021, é vice-prefeito de Santa Maria, ao lado de Jorge Pozzobom (PSDB)
- Ingressou na política nas eleições de 2020, quando concorreu a vice-prefeito pelo PSL (mais tarde se tornou União Brasil, resultado da fusão com o Democratas). Em 2024, ingressou no PSDB para ser o candidato a prefeito
- Atuou em entidades representativas de classe ligadas à construção civil, ramo empresarial e ao comércio, como a presidência da Cacism.
- Sua vice é a professora e ex-secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga
Definição ideológica:
“Eu me defino como centro-direita. Mas neste contexto, como sempre tenho dito, eu converso com a esquerda e a direita. Não sou radical e não trabalho com polaridade. Trabalho pensando nas pessoas”
Lugar preferido em Santa Maria:
“(Meu lugar preferido) é o centro histórico de Santa Maria”
Calendário das entrevistas
- Alidio da Luz (PSol) – 9 de setembro
- Giuseppe Riesgo (Novo) – 10 de setembro
- Moacir Alves (PRD) – 11 de setembro
- Paulo Burmann (PDT) – 13 de setembro
- Roberta Leitão (PL) – 16 de setembro
- Rodrigo Decimo (PSDB) – 17 de setembro
- Valdeci Oliveira (PT) – 18 de setembro