Foto: Arianne Lima (Diário)
Mais um partido de Santa Maria confirmou candidatura ao Executivo nas eleições de 2024. Na convenção realizada na noite desta sexta-feira (2), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou as candidaturas do professor e ex-reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann e do tenente-coronel da Brigada Militar Adilomar Silva à prefeitura.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O evento, que ocorreu no plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, também contou com a apresentação de candidatos para o Legislativo. A convenção se iniciou com a escolha do candidato a vice-prefeito, já que havia quatro nomes indicados. Após discursos e renúncias, o trabalhista aprovado foi o do tenente-coronel da Brigada Militar e atual tesoureiro do PDT Santa Maria, Adilomar Silva. Diante de filiados e apoiadores, Silva argumentou sobre os desafios a serem enfrentados durante a campanha:
– O prefeito é responsável por cuidar da cidade. De toda a cidade e não só de algumas ruas, alguns setores ou alguns empresários que bancaram a campanha. Por isso, a nossa caminhada nos custará caro, no sentido de suor, gastar sola de sapato e fazer calo nos pés, porque teremos que caminhar mais para compensar os que têm um exército contratado. Precisaremos convencer a população sobre o que é melhor para o futuro e para as novas gerações. Isso para que não precisemos passar mais 50 anos lembrando dos bons prefeitos que Santa Maria já teve. Nós já tivemos grandes lideranças, mas que foram se perdendo por causa de negociatas.
Sob a mesa principal, panfletos, adesivos e informativos com a foto de Burmann e o slogan “Para fazer Santa Maria acontecer” que serão utilizados na campanha, que começa no dia 16 de agosto. Após receber o apoio da família, dos candidatos e filiados, o ex-reitor falou sobre “colocar os ideais e as bandeiras do PDT à frente dos interesses pessoais”.
– Não somos políticos profissionais e isso nos diferencia da imensa maioria que concorrerá nesta eleição. Isso nos dá tranquilidade para falar sobre o que acreditamos para o PDT e para Santa Maria. Esse município precisa de uma mudança de fora para dentro. De um verdadeiro compromisso com as pessoas dos nossos distritos, bairros e do próprio centro da cidade. Mas não apenas isso. Estamos vendo as dificuldades com que as pessoas vivem em Santa Maria sem estradas, ruas, saúde e segurança, além de poucas oportunidades de emprego para ter dignidade. Então, contra tudo e contra todos, eu quero dizer a vocês que, sim, é possível mudarmos Santa Maria – afirmou Burmann.
Nominata de candidatos a vereadores do PDT
A ordem dos nomes foi publicada de cordo com a lista repassada pelo partido:
- Claiton Rossa da Rocha
- Claudio Reni Rodrigues da Costa
- Domingos Savio Melo da Silveira
- Jair Antonio Trindade (Jair da Estofaria)
- João Valmor Barros da Rocha
- Jorge Carlos Trindade Soares (Jorjão)
- Leonel Pacheco Ernesto
- Luci Beatriz Zelada Duartes (Profª Luci Tia da Moto)
- Luiz Fernando Cuozzo Lemos
- Maria Aparecida Brizola Mayer (Drª Cida)
- Marli Medianeira Nunes Batista Toniolo
- Moacir Rodrigues
- Oseias do Nascimento Mota
- Roger Correa dos Santos
- Ronaldo Isaias Cabral da Silva
- Rosalina Gomes dos Santos
- Simone Terezinha Bohmer Poerschke
- Zaluar Soares da Silva
- Silvana Zora Fan da Silva
- Gleno de Jesus Martins Santos
- Carlos Antonio Soares
- Olinda Salete Baldez Reis