Para prevenir e conscientizar sobre o câncer de pele, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promoverá diversas atividades durante janeiro e fevereiro. Entre elas, está uma blitz informativa junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 158, nesta quinta-feira (30).
Campanha
A campanha "Verão Laranja: Proteja Sua Pele, Preserve Sua Vida" busca alertar sobre o câncer de pele, que é considerado o tipo mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos registrados anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Atualmente, mais de 110 usuários diagnosticados com câncer de pele estão cadastrados nas 15 unidades da Aapecan.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A campanha promove medidas preventivas simples, como o uso de protetor solar, chapéus de aba larga, roupas de manga longa e óculos de sol com proteção UV. Além disso, reforça a importância de evitar a exposição solar entre 10h e 16h e de realizar autoexames periódicos para identificar sinais suspeitos na pele.
Um ponto de destaque é o foco em trabalhadores vulneráveis, como agricultores e operários da construção civil, que ficam expostos ao sol por longos períodos. A Aapecan reforça a necessidade de proteção adequada durante o trabalho, diminuindo os riscos à saúde.
Além do protetor solar
A campanha também enfatiza a importância de observar mudanças na pele, como manchas, feridas que não cicatrizam ou pintas assimétricas com bordas irregulares. O autoexame é uma ferramenta essencial para identificar precocemente sinais suspeitos e buscar avaliação médica.
A Aapecan reforça que adotar hábitos saudáveis e observar mudanças na pele são essenciais para prevenir o câncer de pele. A campanha "Verão Laranja" será encerrada no final de fevereiro com uma atividade voltada aos usuários da Associação.
Para mais informações sobre a campanha e as atividades, entre em contato com a unidade da Aapecan mais próxima pelo telefone/WhatsApp (55) 99672-6467 ou acesse aapecan.com.br.
*com informações da Assessoria de Comunicação da Aapecan