Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que foram até a Farmácia Municipal Central, no centro de Santa Maria, nesta sexta-feira (30), se deparam com as portas fechadas. Segundo relatos, o motivo seria a falta de internet no local.
Ao Diário, o secretário da Saúde, Guilherme Ribas, informou que o problema foi constatado logo pela manhã e seria resultado de vandalismo na rede externa. A situação teria impactado no funcionamento do setor, que "necessita do sistema de informação para a dispensação de medicamentos".
– Imediatamente, a empresa responsável pelo sistema foi contada para que o problema fosse solucionado o quanto antes. Posterior a isso, acionamos, via protocolo, a empresa contratada que deu o encaminhamento e constatou o vandalismo na rede externa – comentou Ribas.
Embora a rede tenha sido normalizada na tarde desta sexta-feira (30), o secretário da Saúde reforça que o atendimento deve ser retomado apenas na segunda (2), "visto que será necessário fazer os ajustes e testes para verificar a efetividade do funcionamento".
Orientação
Aos usuários da Farmácia Municipal Central, a orientação é "buscar os medicamentos nas farmácias distritais e, se possível, retornar à Farmácia Municipal na segunda-feira". Clique aqui para ver os horários de funcionamento e os endereços das unidades.