Curso de Farmácia da UFN distribui medicamentos para os afetados pelas enchentes

Curso de Farmácia da UFN distribui medicamentos para os afetados pelas enchentes

Foto: UFN (Divulgação)

Na última semana, o curso de Farmácia da Universidade Franciscana (UFN) recebeu medicamentos para fazer triagem e encaminhamento para os municípios da região atingidos pelas enchentes.

A ação é uma iniciativa da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) em parceria com os cursos de Farmácia da UFN, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Em Santa Maria, os medicamentos doados por pessoas jurídicas são enviados até o Aeroporto da Base Área e destinados para a UFN.

— Foi criada a plataforma Tamo Junto RS (acesse aqui) em que municípios ou abrigos fazem as solicitações e os pontos que tem os medicamentos, assim como nós, fazem a separação e a distribuição — comenta a professora de Farmácia, Jane Limberger.

A UFN atende demandas de 13 cidades (Santa Maria, Ivorá, Faxinal do Soturno, Agudo, Nova Palma, Restinga Seca, Pinhal, Mata, Cacequi, Camaquã, Dona Francisca, São José do Norte e Toropi). Os medicamentos são separados pelos alunos voluntários do curso de Farmácia e retirados pelos municípios. As medicações são liberadas para os representantes das cidades apenas na presença de um professor responsável.


Egressas do curso de Farmácia da UFN auxiliam os atingidos e a rede farmacêutica pública do RS

Além do trabalho realizado pelos professores e acadêmicos, egressas do curso de Farmácia da Universidade tem atuado para auxiliar os atingidos pelas enchentes e na reconstrução da rede farmacêutica pública do estado.

A egressa Soraya de Vargas Scariot, por exemplo, atua na Secretaria de Saúde do estado. Ela é responsável pela reestruturação das farmácias públicas do RS. Isso envolve mapeamento de todos os locais que foram atingidos, logística terrestre e aérea para chegada de medicamentos até as cidades afetadas, e organização de doações.


Mariana Rocha Bortoluzzi também é egressa da UFN e atua na Assistência Farmacêutica da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, articulando a chegada de medicamentos nos 33 municípios que fazem parte da 4ª CRS. A egressa Luana Eggres Stangherlin é coordenadora da Assistência Farmacêutica de Santa Maria. Além do trabalho desempenhado no setor público, Luana também está contribuindo com a ação desenvolvida na UFN.


*com informações da Assessoria de Comunicação (ASSECOM) da UFN

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Número de mortes por dengue sobe para 159 no Rio Grande do Sul Anterior

Número de mortes por dengue sobe para 159 no Rio Grande do Sul

Guia produzido pelo Cevs orienta população sobre limpeza das casas e outros itens após enchentes Próximo

Guia produzido pelo Cevs orienta população sobre limpeza das casas e outros itens após enchentes

Saúde