Por volta das 8h deste sábado (3), a comunidade que acessa a UBS Kennedy, no Bairro Salgado Filho, já aguardava para se imunizar contra a gripe. O dia é conhecido como Dia D de vacinação em Santa Maria e oferece, em um horário flexível, a vacinação contra a gripe em vários pontos do município. Neste ano, 11 unidades abriram das 9h às 16h para atender os grupos prioritários. No momento, a vacina na rede pública ainda não está disponível para toda a comunidade, e para isso depende da orientação do Ministério da Saúde.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além das pessoas com 60 anos ou mais, a UBS Kennedy também recebeu um quantitativo considerável de crianças neste sábado. No caso do Arthur Mello, de quase 10 anos, a picada imunizante veio acompanhada de um leve choro. A mãe, a atendente Renata Rodrigues, 23, estava junto e também se vacinou, pois tem asma, logo, está no grupo prioritário.

– É bom para evitar qualquer doença tanto para mim, como para ele. Prevenindo a gente fica mais tranquilo também. Estávamos esperando o momento para vir. E ele (Arthur) é bem tranquilo. Dá só uma choradinha, mas nada demais – comenta Renata, aliviada com a imunização.
Além da proteção contra a gripe, a equipe também aproveita para aplicar outras vacinas faltantes na caderneta de vacinação, conforme a idade da criança.
Os grupos prioritários
O Ministério da Saúde indicou os quase 20 grupos prioritários para a aplicação da Influenza. Na prática, em Santa Maria, o público idoso é o grupo que mais busca a vacinação. Como no caso da aposentada Dora Emilia Britto Fialho, de 81 anos, que não perde a chance de se vacinar. Neste sábado (3), ela acessou a UBS José Erasmo Crossetti, no Bairro Centro, onde circulava um grande público.

– Já preenchi o cartão do ano passado. E eu fico encantada, porque depois que eu comecei a fazer vacina nunca mais me senti mal. Da um espirro e outro, mas me sento curada. Claro, daqui a alguns dias é que ela vai começar a fazer efeito, mas mesmo assim eu não falto não. Melhor com ela (a vacina) – enfatiza Dora Emilia.
Quem não conseguiu comparecer no dia D deve procurar a sua unidade de saúde de referência. Os horários para a vacinação da gripe estão no site da prefeitura. Se busca orientações sobre outras vacinas, como contra a Covid-19, clique aqui.

Quem pode tomar a vacina
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (qualquer idade gestacional)
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Povos indígenas
- Trabalhadores da educação
- Trabalhadores da saúde
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Portadores de doenças crônicas
- Forças de segurança e salvamento
- Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Trabalhadores dos Correios
Quem não pode tomar a vacina
- Quem testou positivo para Covid‑19 deve aguardar 30 dias após a data do teste para receber a vacina contra a influenza
- Pessoas com alergia a ovo e que já tiveram reações alérgicas a vacinas precisam passar por avaliação médica antes de serem imunizadas
Documentos necessários para vacinar
- CPF
- Documento oficial com foto
- Cartão de vacinação
- Cartão SUS (se possuir)
- Comprovante de pertencimento ao grupo prioritário. Ex.: crachá ou declaração de vínculo (trabalhadores da saúde/educação); receita, laudo ou exame (pessoas com doenças crônicas)
Comunidade em geral
Conforme divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, não há previsão de quando as demais pessoas poderão se vacinar contra a gripe. Os municípios, como Santa Maria, aguardam as orientações do Ministério da Saúde.
Leia mais: