Entidades de Santa Maria promovem evento sobre Diabetes Tipo 1 neste sábado

Promovido pela Associação Formigas e o Rotary Kids Vento Norte, 1° Encontro de Diabetes Tipo 1 ocorrerá neste sábado (16), no Shopping Praça Nova, em Santa Maria. O evento contará com palestras, roda de conversa, pintura facial e oficinas, entre outras atividades. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme a profissional de Educação Física e integrante da Associação Formigas, Daniele Portella, 42, a iniciativa começou a ser pensada em outubro e busca aproveitar o Mês de Conscientização do Diabetes para tratar das especificidades do Tipo 1.

Grande parte das campanhas tratam apenas do Diabetes Tipo 2, que tem a causa e o tratamento diferentes do Tipo 1. Por essa razão, achamos importante a realização dessa ação. O Diabetes Tipo 1 corresponde a aproximadamente 5% dos casos da doença no Brasil e quando um bebê, criança ou adulto abre o quadro, corre o risco de não receber o tratamento adequado ou até mesmo ser culpabilizado pelo diagnóstico, que não pode ser prevenido e não tem cura – explica Daniele.  

Durante o evento, médicos endocrinologistas, especialistas em saúde da família, dentistas, psicólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física estarão a disposição do público para falar sobre o tratamento e o manejo do Diabetes Tipo 1. Segundo Daniele, a iniciativa também irá reunir famílias que convivem com essa realidade: 

– Um dos principais objetivos desse evento é proporcionar um espaço de acolhimento e apoio para famílias e pacientes, mostrando que há outras crianças, adolescentes e adultos que passam pelas mesmas experiências e desafios. Queremos que todos saibam que não estão sozinhos e que existe uma rede de apoio pronta para oferecer orientação e compartilhar conhecimento. O encontro também será uma ocasião para que novas famílias se conectem e se unam à nossa causa.

Luta por visibilidade

Criada em 2024, a Associação Formigas surgiu a partir de um grupo de pais e pessoas com Diabetes Tipo 1. Segundo Daniele, a luta do grupo pela implementação de políticas públicas sobre o tema em Santa Maria ocorre desde 2019. Após a participação em audiências públicas, vieram algumas conquistas. Uma delas é a Lei 6.810/2023, que assegura a prioridade de atendimento à pessoa diabética, nos serviços públicos e privados de saúde, na realização de exames e outros procedimentos que exigem jejum prévio.

Consideramos uma vitória a Lei que concede prioridade nos exames médicos, a qualificação dos profissionais de saúde e a destinação de verbas para a troca de lancetas. No entanto, sabemos que podemos fazer muito mais. Queremos a implementação dos sensores de glicose em Santa Maria, tal como ocorreu em Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e diversos municípios, que já perceberam que o sensor é responsável pela redução de internações hospitalares em UTI e evita a ocorrência de hipoglicemias severas – afirma a integrante da Associação Formigas. 

Atualmente, mais de 50 pessoas fazem parte da Associação. Para Daniele, a realização do 1º Encontro de Diabetes Tipo 1 será mais um passo dado rumo a visibilidade e a obtenção de dados concretos sobre quantas pessoas convivem com o tipo em Santa Maria: 

Esse primeiro encontro em Santa Maria marca o início de uma trajetória importante para a Associação Formigas e para todas as famílias que lutam por uma vida melhor para seus filhos e para si mesmos. Nosso objetivo é fortalecer essa rede de apoio, promovendo uma educação em Diabetes que atenda não só a quem vive com a condição, mas também toda a comunidade. Lutamos para que nossos filhos, e todas as pessoas com Diabetes Tipo 1, tenham os direitos respeitados e que as necessidades verdadeiramente atendidas pela sociedade.

Com realização da Associação Formigas e Rotary Kids Vento Norte, o 1º Encontro de Diabetes Tipo 1 tem o apoio de Shopping Praça Nova, Rotary Vento Norte, Prefeitura de Santa Maria, Sociedade Brasileira de Diabetes, Instituto Diabetes Brasil, Instituto de Psicanálise Humanística, Criamigos e Bororé - Artigos Campeiros.

O que é Diabetes?

É causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A condição pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Existem quatro tipos de Diabetes. São eles:

  • Pré-Diabetes – Quando o nível de açúcar no sangue está aumentando, mas ainda não é suficiente para obter o diagnóstico de Diabetes
  • Tipo 1 – Ocorre quando o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina, resultando em uma deficiência. A condição impede que a glicose entre nas células e permaneça na corrente sanguínea, aumentando os níveis de glicemia. O Diabetes Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
  • Tipo 2 – Quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados são fatores de risco para este tipo. 
  • Gestacional – Ocorre temporariamente durante a gravidez, fazendo com que as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do índice para ser classificado como Diabetes Tipo 2.

Programe-se!

1º Encontro de Diabetes Tipo 1

  • Quando – Sábado (16), a partir das 16h 
  • Onde – No Shopping Praça Nova (BR-287, 2885)
  • Programação – Palestra com especialistas, roda de conversa, pintura facial, oficina de exercícios físicos para crianças, entre outras atividades. 
  • Mais informações pelo @formigasdm1 no instagram ou pelo telefone 55 99626-6442 (Daniele)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa de pós graduação da UFN produz documentário sobre a realidade de maternidades em Santa Maria Anterior

Programa de pós graduação da UFN produz documentário sobre a realidade de maternidades em Santa Maria

Mutirão de exames oftalmológicos para detectar retinopatia diabética é realizado em Santa Maria Próximo

Mutirão de exames oftalmológicos para detectar retinopatia diabética é realizado em Santa Maria

Saúde