Foto: Renan Mattos (Diário)
Para encerrar as atividades do Agosto Dourado, mês escolhido para incentivar e ressaltar a importância da amamentação, uma série de ações relacionadas a lactação foi realizada na sexta-feira na Praça Saldanha Marinho. Pela tarde, profissionais da saúde estiveram no local com oficinas de sling, shantala e florais, e orientações gratuitas para a população.
Governo anuncia campanha de multivacinação para outubro
O ponto alto do evento foi a Hora do Mamaço, uma iniciativa que tenta reunir o máximo possível de mães amamentando seus bebês em um espaço público para dar visibilidade à iniciativa.
- A amamentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê e hoje em dia as pessoas ainda ficam olhando torto para a gente quando estamos amamentando em público. Um dia, uma senhora ficou me olhando com uma cara não muito agradável no shopping, mas eu continuei amamentando - comentou Paola Rosa, 31 anos, que na tarde de sexta-feira participou do Mamaço dando de mamar à pequena Antonella Rosa de Oliveira, de 1 ano e 2 meses.
A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.
Profissionais de saúde recebem capacitação para atender pessoas trans
Desde o ano passado, 12 entidades e instituições organizam as atividades alusivas ao Agosto Dourado na cidade, entre elas a prefeitura de Santa Maria, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), a Casa de Saúde, a Universidade Franciscana (UFN) e demais instituições de ensino superior da cidade.