Foto: Renan Mattos/Arquivo Diário
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) receberá o reforço de 128 novos profissionais para atuar em diferentes setores. O ingresso dos colaboradores possibilitará a abertura de 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ainda em julho. Com isso, a instituição amplia a capacidade de 40 para 50 vagas de atendimentos a pacientes graves.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Desde a última segunda-feira (1°), 77 profissionais já foram recebidos pelo Husm. Outros 51 convocados ainda estão em processo de contratação. Entre os cargos estão: analista administrativo, assistentes administrativos, médico pneumologista, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia e psicólogo. As atividades desses colaboradores serão desenvolvidas, principalmente, nas unidades de internação, bloco cirúrgico e UTI’s.
Novos leitos
Os novos leitos serão implementados na estrutura da Central de UTIs do hospital, inaugurada em 2021. O espaço aumentou a capacidade de atendimento e criou um novo ambiente de trabalho para os profissionais. Neste momento, foram investidos cerca de R$ 1 milhão para complementar a aquisição da estrutura necessária. Os recursos foram destinados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do Husm.
Conforme a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Tania Magnago, serão seis novos leitos para a UTI Adulto Geral e quatro para a Unidade Cardiológica Intensiva (UCI).
– Assim que esses leitos forem habilitados, o Husm contará com 20 leitos UTI Adulto e 10 de UCI. Espera-se que a habilitação aconteça ainda em julho. Esse acréscimo representa um ganho muito importante para a região de abrangência do hospital. Mais pacientes graves poderão acessar a instituição e receber um atendimento de qualidade – explica a gerente.
A estrutura do hospital ainda conta com 20 leitos de UTIs pediátrica e neonatal. Portanto, com a abertura dos 10 novos leitos, chegará ao total de 50.
Central de UTIs
- 20 leitos de UTI Adulto Geral (Havia 14, foram habilitados mais 6)
- 10 leitos de UTI Cardiológica (Havia 6, foram habilitados mais 4)
- 10 leitos de UTI Pediátrica
- 10 leitos de UTI Neonatal
Reforma do teto da UTI Pediátrica
As fortes chuvas que atingiram Santa Maria em abril e maio provocaram danos à estrutura do hospital. Parte do forro da UTI Pediátrica desabou devido a infiltrações. O problema causou a interdição de dois leitos e fez com que a unidade precisasse mudar de local. De acordo com a assessoria de comunicação do Husm, a reforma para a retomada das atividades no espaço está em fase de impermeabilização do telhado, com expectativa de conclusão em um mês.
Leia também