A terceira edição do Sorria Santa Maria ocorrerá neste sábado (24). A ação, que será realizada das 8h ao meio-dia, deve atender 52 pacientes no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Floriano Peixoto, 1.735, Centro. Desde 2017, o programa garante a moradores de Santa Maria consultas e procedimentos odontológicos, como restaurações, raspagens e cirurgias de dentes sisos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo a cirurgiã-dentista Patrícia Campagnol, responsável pela Política de Saúde Bucal do município, o Sorria Santa Maria é direcionado para pessoas que não têm a especialidade de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) próximas às suas residências. Nesta edição, haverá, entre outros serviços, a avaliação de lesões, também em alusão ao Maio Vermelho, que destaca a prevenção do câncer bucal.
– O Sorria tem o objetivo de oferecer mais uma oportunidade de atendimento à população, além dos serviços já prestados nas nossas UBSs e pronto-atendimentos. Reforçamos que, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há serviço odontológico por 24 horas. Já no Pronto Atendimento no Patronato, o serviço está disponível, de domingo a domingo, das 19h às 7h – explica a dentista.
No total, entre 2017 e 2024, a pasta realizou 61 edições do programa, que resultaram em 9.197 procedimentos para 2.675 usuários. Nas duas edições de 2025, foram atendidos 103 pacientes.
O programa
A atividade gratuita oferece, por agendamento, procedimentos de restaurações, extrações dentárias, raspagens, profilaxias, aplicação de flúor, radiografias intrabucais, procedimentos preventivos e encaminhamento para especialidades oferecidas pelo CEO (endodontia, cirurgia bucomaxilofacial e periodontia).
Como participar
- A solicitação de atendimento no Sorria Santa Maria deve ser feita pelo email [email protected]
- Na mensagem, deve constar nome completo, endereço e telefone para contato do paciente interessado. A partir dessas informações, o usuário entrará em uma lista de espera e aguardará o retorno da equipe de atendentes
- O projeto prioriza o agendamento de usuários que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes e pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana
*com informações da prefeitura de Santa Maria