Foto: Beto Albert (Diário)
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (Husm) vai implementar, a partir do dia 1º de agosto, o serviço de bombeiros civis. De acordo com a publicação, o objetivo com a medida é de reforçar a segurança e o bem-estar de todos que transitam pelo local.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Serão oito profissionais, que atuarão em regime de escala de trabalho, com serviço 24 horas por dia, que será realizado por meio de contrato com uma empresa especializada. Serão dois postos de trabalho, intitulados como "A" e "B". No posto A, o funcionamento ocorre das 7h às 19h, enquanto no posto B, o expediente será das 19h às 7h.
Segundo o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), Elson Cozza, “a importância dessa iniciativa é a ‘confiabilidade’, tanto na certeza de resposta efetiva em caso de sinistros, como também, e a mais importante, na garantia da adequada preservação da funcionalidade dos meios de prevenção e proteção contra incêndio existentes na edificação”.
Atribuições dos bombeiros civis no hospital
As atividades desempenhadas pelos bombeiros civis no hospital incluem atuações imediatas em emergências, tais como auxílio no abandono da edificação, realização de primeiros socorros e resgate de vítimas. Também são responsáveis pelo acionamento imediato do Corpo de Bombeiros Militar, independentemente da análise da situação, mantendo contato com a equipe durante a emergência. Ainda, atuarão no controle de pânico, orientando a população e proporcionando meios para que o local e/ou risco seja abandonado no menor tempo possível.
Outra função dos bombeiros civis no Husm será realizar atuações diárias de prevenção, como a execução de serviço de ronda diurna e noturna. Os profissionais são responsáveis por identificar pontos de risco e realizar as devidas correções ou comunicações, além de inspecionar os equipamentos de prevenção e proteção contra incêndios existentes. Além disso, darão suporte em todos os eventos de médio e grande porte realizados no hospital.
As atividades dos bombeiros também incluem atuação em capacitações e orientações gerais, como a realização de treinamentos e orientações do público interno quanto às medidas preventivas contra incêndio no interior do hospital, capacitação de equipes específicas e interação com a Brigada de Incêndio do Husm.
A publicação também reforça que as medidas estão em conformidade com a legislação de prevenção de incêndio do Rio Grande do Sul, que exige a presença de bombeiros civis em locais de reunião de público com mais de cinco mil pessoas. No caso do Husm, onde diariamente circulam entre quatro e seis mil pessoas, a presença dos bombeiros civis é fundamental para garantir a segurança.
O Husm faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Com informações da Ebserh.
Leia mais:
- 1ª Prenda e 1º Peão da 13ª Região Tradicionalista são do CPF Piá do Sul; veja a lista com todos os representantes
- VÍDEO: meteoro é registrado no céu de três cidades do Rio Grande do Sul
- Ministério da Agricultura divulga lista com 14 marcas de cafés impróprios para consumo; veja quais