
Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)
Especialista indicam alimentos de fácil digestão e alta densidade nutritiva.
Com temperaturas alcançando 40ºC em diversos pontos do Estado, incluindo Santa Maria, os cuidados com a hidratação e a alimentação precisam ser redobrados. Por isso, especialistas ressaltam a importância de buscar alimentos com uma maior densidade nutritiva, que mesmo em poucas quantidades, contam com diversos nutrientes. Ao vivo no Bom Dia, Cidade!, a nutricionista Graziela Albuquerque trouxe dicas de como se alimentar durante a estação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A primeira delas é aumentar o consumo de água. Para tornar o processo mais fácil, chás e frutas como hortelã, morango e gengibre podem ser colocadas junto para trazer um sabor a mais. Ainda segundo Graziela, o cálculo de ingestão diária de água deve ser feito em uma maior quantidade. Para fazer o cálculo, a fórmula padrão pede que cada pessoa multiplique o seu peso corporal em kg por 35 ml. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve beber cerca de 2,1 litros de água por dia (60 x 35 = 2100). No verão, ela aconselha que o peso seja multiplicado por 40 ml, e não 35 ml, já que o corpo tende a aumentar o gasto calórico e a produção de suor. E ela ainda salienta: líquidos como sucos e chimarrão não entram no cálculo.
Quanto a alimentação, o ideal é focar em folhas e vegetais.
— Com o calor, a tendência é diminuir um pouco o apetite. Então, como se come menos, é importante escolher alimentos que tenham mais densidade nutritiva, que mesmo em pequena quantidade calórica, tenham muitos nutrientes. Se quer fazer um suco, faça um suco verde, suco de vegetais.
Em relação às frutas, ela aconselha que sejam consumidas inteiras, e não em suco para preservar as fibras.
A proteína, por ser um alimento de maior densidade, tem a digestão lenta e pode causar desconforto. Neste caso, a nutricionista aconselha o consumo de whey protein, que nada mais é do que a proteína em pó, que pode ser encontrada em diversos sabores. O preparo pode ser feito junto de uma fruta para tornar a refeição ainda mais completa.
Leia também