Fotos: Pedro Piegas (arquivo/Diário)
Ações alusivas ao Outubro Verde, mês de conscientização sobre sífilis e sífilis congênita, ocorrerão neste sábado (19) na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. A programação, que vai das 9h às 14h, contará com testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de distribuição de materiais informativos, como folders, autotestes de HIV, preservativos internos e externos e gel lubrificante.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com os dados do Setor de Vigilância Epidemiológica, nos últimos quatro anos, entre 2020 a 2023, foram registrados respectivamente: 392; 567; 540 e 576 casos em Santa Maria. Entre janeiro e setembro de 2024, já foram notificados 280 novos casos.
O que é?
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas (sexo vaginal, anal ou oral) ou de forma vertical de mãe para feto (sífilis congênita).
A sífilis tem vários estágios, sendo que o primeiro é marcado pelo surgimento de uma ferida na área genital (interna ou externa). A lesão cicatriza sozinha, sem que seja aplicado nenhum tipo de tratamento, entre duas e seis semanas. Em seguida, podem surgir lesões e manchas pelo corpo, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, queda de cabelo, além de febre, mal-estar e dor de cabeça.
Os sintomas duram entre quatro e 12 semanas. As lesões podem ser confundidas com alergias, mas não coçam e não doem. Depois, ocorre o período de latência, em que não é observado nenhum sinal da infecção. Já o último estágio pode demorar de 2 a 40 anos para iniciar. Nesta fase, a inflamação causada pela sífilis provoca o acometimento do sistema nervoso (neurosífilis) e do sistema cardiovascular, com risco de desfiguração, incapacidade e até morte.
O tratamento consiste na aplicação intramuscular do antibiótico penicilina benzatina. Especialistas reforçam que o uso de preservativo em todas as relações sexuais é uma das formas de prevenção mais eficazes contra a sífilis. Já o tratamento dos casos reagentes evita a propagação da infecção e a evolução de quadros clínicos de maior gravidade, como a neurossífilis.
A programação alusiva ao Outubro Verde, em Santa Maria, é promovida pela prefeitura, por meio da Política do HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde e tem colaboração do Rotary Club.
*com informações da prefeitura de Santa Maria