Em alusão ao Dia dos Pais, celebrado no domingo (13), o Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) "Compreender para Atuar", da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), promoverá uma roda de conversa sobre paternidade plural e atípica. Com mediação do psicólogo Gabriel Ferreira, o evento ocorrerá na noite de sexta-feira (11), no Royal Plaza Shopping.
Iniciativa
Segundo a coordenadora técnica do Centro, Jéssica Jaíne de Oliveira, as rodas de conversas da instituição ocorrem a cerca de três anos no município, sendo a proximidade da data comemorativa mais uma oportunidade de diálogo:
– Neste ano, pensamos em proporcionar uma reflexão sobre a pluralidade na paternidade, a fim de contribuir ainda mais com a sociedade, pois acreditamos que é importante ocupar espaços públicos, levando informação e reflexão sobre o autismo e a neurodiversidade.
Devido ao espaço, serão ofertadas 20 vagas para o público em geral nesta edição. Para participar, basta preencher um formulário disponibilizado pelo centro de referência. Além da troca de conhecimentos, o evento busca facilitar a reflexão e compreensão sobre os papéis exercidos por pais atípicos atualmente.
– É necessário refletir sobre a pluralidade no contexto da paternidade, pois dentre tantas discussões, os estudos têm apontado para um índice significativo de sobrecarga para as mães e figuras maternas de pessoas com TEA. Além disso, faz-se necessário entender os diversos papéis na coparentalidade de pais atípicos, visando contribuir para a qualidade de vida familiar e de seus filhos(as) – afirma a coordenadora.
Roda de conversa "Paternidade plural e atípica"
- Quando – Na sexta-feira (11), às 19h
- Onde – Em uma sala próxima ao cinema no 3º andar do Royal Plaza Shopping (Avenida Nossa Senhora das Dores, 305)
- Vagas – 20
- Inscrições – Para participar, basta preencher o formulário disponível em bit.ly/3qgIWMy
- Realização – Centro de Referência em TEA 'Compreender para Atuar', Fisma e Royal Plaza Shopping