Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
Em cooperação com o Hemocentro Regional, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) promoverá uma ação para coleta de sangue na próxima quarta-feira (25), das 8h às 12h. Os interessados devem agendar a doação pelo telefone (55) 3213-1794. A coleta será realizada na Unidade de Hemoterapia do HUSM, localizada no subsolo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo a chefe da Unidade de Hemoterapia da instituição, Aline Rigão de Vargas, a iniciativa começou em abril deste ano. Durante a primeira coleta, foi identificado um grande interesse da comunidade acadêmica em participar das doações.
– Muitos já tinham essa prática em suas cidades de origem, enquanto outros, ao estudarem sobre a importância da doação, se mostraram motivados. Percebemos que seria uma oportunidade valiosa para manter os estoques de hemocomponentes do Hemocentro Regional de Santa Maria – afirma Aline.
Após análise do Colegiado do HUSM, foi definido que serão realizadas agendas periódicas de coleta, sempre vinculado ao calendário acadêmico da UFSM. Além da coleta programada para o dia 25 de setembro, já há previsão de uma nova coleta em novembro. A coleta de sangue fora do Hemocentro, em forma de mutirão, já existe e é realizada várias vezes ao ano. Com a parceria, o Husm busca ceder espaço e profissionais de apoio, além de auxiliar na divulgação e agendamento das coletas.
Transfusões
Conforme Aline, o Husm transfunde, em média, 1,2 mil hemocomponentes por mês via Sistema Único de Saúde (SUS), o que torna essencial cada mobilização.
– Este procedimento pode salvar a vida das pessoas que dependem deste ato em decorrência do seu tratamento. Os pacientes que mais realizam transfusões são aqueles em tratamento hemato-oncológico, transplantes e cirurgias. Uma doação é capaz de gerar até quatro hemocomponentes e com isso salvar até quatro vidas – conclui a chefa da Unidade de Hemoterapia.
Saiba como doar sangue
Para ser um doador, os requisitos básicos são:
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50Kg com desconto de vestimentas e calçados
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa no dia da doação
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
Algumas condições podem impedir temporariamente a doação:
- Gripe ou febre
- Gestantes ou mães que amamentam bebes com menos de 12 meses
- Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana
- Tatuagem e piercing realizados em ambiente com antissepsia adequada, aguardar 6 meses, exceto piercing na área genital, boca e/ou língua, nesse caso aguardar 12 meses após a retirada
- Exposição à situação de risco para o HIV
- Herpes labial
Algumas condições impedem a doação de forma definitiva:
- Doença de Chagas
- Hepatite após os 11 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas)
- Uso de drogas injetáveis
- IMPORTANTE: Outros critérios que podem impedir a doação serão verificados durante a entrevista de triagem clínica, realizada antes da coleta.
Os intervalos recomendados entre as doações são:
- Mulheres – 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses)
- Homens – 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses)
*com informações do Husm