Feriado este ano, 15 de agosto deve ganhar programação para celebrar a Rainha do Povo Gaúcho

Feriado este ano, 15 de agosto deve ganhar programação para celebrar a Rainha do Povo Gaúcho

Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)

Em 2025, 15 de agosto será especial. A data alusiva à coroação de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho será feriado pela primeira vez na cidade e contará com uma série de atividades. Ao Diário, Quatrin revelou detalhes sobre a celebração, que deve contar com a presença de diversas autoridades de Santa Maria e região:

 – Estamos ainda organizando a programação, mas uma coisa é certa: teremos uma missa solene às 18h do dia 15 de agosto e logo após, faremos o arqueamento das bandeiras dos 26 municípios que compõem a nossa Arquidiocese. Então, no caminho da entrada do Altar Monumento, teremos 26 mastros. Nesse dia, iremos abençoar os municípios aos pés da Mãe Medianeira, celebrando o dia da coroação. Certamente, naquela semana do dia 15, teremos várias festividades, culminando nesse dia especial.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ainda conforme Quatrin, a data promete ser um momento forte por conta do título concedido pelo papa Francisco em 2024 e pela possibilidade de receber mais fiéis.

Sabemos que será feriado só em Santa Maria, mas estendemos o convite para todo o Estado e de modo especial para os municípios da Arquidiocese. Estamos mandando convite para as prefeituras para que participem deste dia e que possamos mostrar unidade em torno da Medianeira. O Santuário Basílica não é uma paróquia. Ele é o centro de evangelização e de fé da nossa Arquidiocese e porque não dizer do nosso Estado? Nossa expectativa é de que sempre venham mais pessoas nessas datas, tanto em maio, quanto em agosto e novembro por serem muito significativas na vida e história do nosso povo – comenta Quatrin.

Feriado

A transformação da data em feriado foi solicitada oficialmente pela Arquidiocese de Santa Maria, que encaminhou uma proposta à Câmara de Vereadores no dia 26 de agosto de 2024. Após ser protocolado, o projeto de lei (PL) 9.836/2024 foi analisado e aprovado no dia seguinte em sessão extraordinária, transformando-se na Lei 6.936/2024.

Em um ato simbólico no Salão Mater Dei, do Santuário Basílica, o documento foi sancionado pelo então prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no dia 28 de agosto. A lei, que entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano, prevê que bandeiras sejam hasteadas e cerimônias especiais sejam realizadas na cidade.

Vale lembrar que, com a aprovação da Lei 6.936/2024 e a revogação da Lei 5.557/2011, 8 de dezembro, que é o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Santa Maria, deixou de ser feriado no Calendário Oficial de Eventos.

A transferência ocorreu devido às normas da Lei nacional 9.093/1995, que trata sobre o tema no Brasil. De acordo com o artigo 2 da legislação, “são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão”.

Como Santa Maria já contava com duas datas fixas (17 de maio – Aniversário da cidade e 8 de dezembro) e duas móveis (Corpus Christi e Sexta-feira da paixão), tornou-se necessário fazer a transferência. Mesmo que não seja mais feriado, a Arquidiocese de Santa Maria reforça que as homenagens a Nossa Senhora Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro não deixarão de ser realizadas.

Você sabia?

Além da coroação pontifícia, o dia 15 de agosto remete a outros marcos históricos da Arquidiocese de Santa Maria. Veja abaixo: 

  • Criação da Diocese de Santa Maria – Em 1910, o Papa São Pio X emitiu a Bula Praedecessorum Nostrorum, criando as dioceses de Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo e elevando Porto Alegre à categoria de sede metropolitana. O documento papal também elevou a Igreja de São Francisco de Paula, em Pelotas, à dignidade de Catedral. 
  • Início da construção do Santuário – Em 1935, o 3º Bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis realizou a benção da pedra fundamental do Santuário da Medianeira, dando início a construção. O “Bispo da Medianeira”, como ficou conhecido, atuou na Diocese de Santa Maria de 1931 até 1960, ano em que veio a óbito. 
  • Inauguração oficial do Santuário – Em 1985, foi inaugurado oficialmente o Santuário da Medianeira. O ato contou com a presença de Dom Carlos Fumo, na época Núncio apostólico do Brasil, além de bispos gaúchos e demais autoridades

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidades de saúde contam com atendimento ampliado em Santa Maria ao longo da semana Anterior

Unidades de saúde contam com atendimento ampliado em Santa Maria ao longo da semana

Após vandalismo na rede externa, Farmácia Central de Santa Maria deve retomar serviços na segunda-feira Próximo

Após vandalismo na rede externa, Farmácia Central de Santa Maria deve retomar serviços na segunda-feira

Saúde