Foto: Tempórea Comunicação Empresarial (Divulgação)
O Hospital São Francisco de Assis, em Santa Maria, passará a oferecer um novo serviço: a clínica Ortocentro. O contrato que oficializou a criação foi assinado ontem. No local, de forma inicial, cinco médicos ortopedistas e traumatologistas atenderão em regime de plantão 24 horas, com portas abertas, para pacientes particulares e de planos de saúde. Será o primeiro atendimento do tipo oferecido na cidade.
O serviço ocupará um espaço do hospital, administrado pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), que ainda precisa de algumas adequações. As mudanças deverão levar em torno de três meses. No local, haverá consultório, sala de gesso e pequenos procedimentos, como infiltrações e curativos, bem como exames de imagem e cirurgias.
- Teremos um plantão com atendimento de portas abertas, para situações emergenciais e traumas. Além disso, atenderemos com hora marcada, como um consultório tradicional. Quem trabalha no cuidado de pessoas que estão em uma situação de fragilidade vê que não tem isso na cidade atualmente, uma consulta com um ortopedista no momento em que se precisa - comenta a irmã Acélia Schwengber, diretora-presidente da Sefas.
Policiais, militares e bombeiros passam a integrar grupo prioritário na vacinação contra a gripe
Na clínica, o ortopedista que fará o primeiro atendimento poderá encaminhar o paciente para um dos colegas, conforme a região atingida pelo trauma ou doença, pois os médicos têm diferentes especialidades, como quadril, ombro, joelho, entre outros. Além disso, encaminhamentos para fisioterapia e outros tratamentos do tipo poderão ser feitos no Centro de Reabilitação Física da Sefas.
- O paciente já sai daqui avaliado, com exames feitos e com o tratamento iniciado e, quando necessário, uma consulta agendada com especialista na área afetada. Pois com a vida corrida que todos têm, as pessoas querem vir e resolver seu problema - explica o médico Elias José Ramos.
O espaço é resultado de uma parceria entre a clínica e a Sefas, para atendimento no Hospital São Francisco.
- Era um desejo antigo das duas partes estender essa parceria, pois ela já existe no Hospital Casa de Saúde desde 2012. Que bom poder ver esse sonho se concretizando - afirma irmã Ubaldina Souza e Silva, diretora dos hospitais São Francisco e Casa de Saúde.
O serviço estará disponível para pacientes particulares e com plano de saúde, pelos mesmos convênios já atendidos no Hospital São Francisco de Assis: Agemed, Bradesco, Astresma, Asefaz, Base Aérea de Santa Maria, Cassi, Cauzzo, Cabergs, Caixa-CEF, Cap-Saúde, Geap, IPE, Postal Saúde, Unimed, Vida-Card e Syns.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sefas