
Foto: Samuel Marques (Prefeitura de Santa Maria)
A Prefeitura de Santa Maria informa sobre a continuidade dos mutirões de combate à dengue em diferentes bairros do município. O trabalho será realizado ao longo das duas próximas semanas, seguindo até sexta-feira (28), com apoio de militares do Exército.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A partir de terça-feira (18), o trabalho começa nos bairros Tancredo Neves, Nova Santa Marta, Urlândia e Passo d’Areia. Na sequência, serão alcançados os bairros Itararé, Boi Morto, Salgado Filho e Noal. Nesta segunda-feira (17), a ação ocorreu na Vila Militar Coronel Niederauer, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Das 8h às 12h, diariamente, uma equipe de agentes de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental, junto a militares, realizará visitas domiciliares. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, o objetivo da ação é alertar as pessoas e orientá-las a respeito da importância da prevenção da doença.
– A dengue, dependendo do caso, pode se agravar, mas pode ser evitada se cada um fizer a sua parte – recomenda Cecília.
A ação da Prefeitura junto ao Exército consiste em uma vistoria nas residências para identificar recipientes com água parada, a qual propicia a reprodução do vetor. Em alguns casos são feitas notificação e auto de infração, quando há problemas com alto risco à saúde pública e sem a colaboração imediata do proprietário para solucioná-la. Os funcionários da prefeitura estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás.
Ainda conforme Cecília, os bairros a serem visitados são escolhidos a partir da identificação dos pontos do Município com mais problemas de infestação.
– O itinerário diário será sempre atualizado a partir do que identificamos a cada dia de trabalho. Se percebermos que algumas áreas precisam de reforço na vistoria, é naquela região que continuaremos – explica.
Pulverização
Desde o início de fevereiro, 1.268 quarteirões em 14 bairros do município já receberam pulverização contra o mosquito Aedes aegypti. O inseticida é comprovadamente sem riscos à saúde humana, por tratar-se de um produto biológico.
Combate ao mosquito
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.
Precauções
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Recolha seus resíduos;
- Use repelente;
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico.
Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581.
*Com informações de Prefeitura de Santa Maria.
Leia mais