Foto: Gilberto Ferreira (Diário)
Um mutirão realizou exames oftalmológicos para detectar alterações vasculares e retinopatia diabética (RD) nesta quinta-feira (14). A ação ocorreu na Praça Roque Gonzales, em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no centro de Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A RD é uma complicação da diabetes que faz com que o corpo deixe de produzir insulina ou reduza seus efeitos. Como consequência, a taxa de açúcar no sangue se eleva e pode resultar na perda da visão ou, em casos mais graves, pode levar à cegueira.
Para a representante regional da Sociedade Brasileira de Diabetes, Maristela de Oliveira Beck, o mutirão busca oferecer uma maior qualidade de vida à população:
– Essa ação é alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, para chamar a atenção sobre essa patologia que hoje afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil.
Segundo o oftalmologista Álvaro Rossi, cerca de 25% a 40% dos pacientes diabéticos desenvolvem a retinopatia diabética. Por isso, o encaminhamento correto nesses casos é fundamental.
Mutirão
A força-tarefa foi uma ação conjunta entre a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Franciscana e a Sociedade Brasileira de Diabetes. Além da realização dos exames, foram organizadas conversas com profissionais para dicas de como manter uma vida saudável.
Leia mais:
- Museu, equipamentos e sinalização do Geoparque Quarta Colônia: saiba as principais demandas do Condesus em Brasília
- Após dois dias, cerca de 1,5 mil pessoas ainda enfrentam problemas com a rede de água após rompimento de adutora em Santa Maria
- Polícia Civil prende oito pessoas em operação que investiga homicídio em São João do Polêsine