data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Pinhal Grande (Divulgação)
Ação de vacinação ocorre no Posto Municipal de Saúde
O município de Pinhal Grande espera ter pelo menos começado o esquema vacinal contra a Covid-19 de todo público-alvo da campanha de imunização já na próxima segunda-feira. A projeção é feita com base no montante de doses que chegará até o final desta semana.
Quais as estratégias de cidades da região que avançam e já vacinam a população jovem
Segundo a secretária de Saúde, Dileta Guedes Somavilla, as 62 doses previstas para chegar nesta sexta-feira serão destinadas para adultos a partir de 18 anos e adolescentes com comorbidades. Estes grupos compõem a população vacinável até o momento. O planejado é aplicar a vacina em moradores de Pinhal Grande que estudam ou trabalham em outros municípios e ainda não se vacinaram com a D1.
Dileta afirma que, segundo registro da prefeitura, não há casos de quem não tomou a primeira dose. Por outro lado, tem sido necessário fazer busca ativa para que a população não abandone o esquema vacinal.
- Para a segunda dose, estamos correndo atrás. Entramos em contato, anunciamos em rádio, porque tem alguns que não vêm. Com os chamamentos, melhorou bastante - avalia a secretária.
Serão duas doses para o grupo dos adolescentes e 60 para adultos. A aplicação será na próxima segunda-feira, no Posto Municipal de Saúde de Pinhal Grande. As fichas serão distribuídas às 7h30min, e a ação começa às 8h.
NÚMEROS
O governo estadual antecipou para 25 de agosto a projeção de toda população adulta com primeira dose no Rio Grande do Sul. Até o momento, nenhuma cidade da região chegou nesta meta. 37 cidades gaúchas já completaram esta etapa.
O vacinômetro da prefeitura de Pinhal Grande aponta que 2.784 já tomaram a primeira dose no município. Dessas, 1.392 já completaram a imunização. Há, ainda, 94 que receberam dose única. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do município é de 4.329.
A porcentagem da população geral (além do público-alvo da imunização) com primeira dose é de 64%. Já com imunização completa, é 34%.
O município, que teve quatro mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia, não tem casos ativos atualmente conforme boletim epidemiológico. Ao todo, foram confirmadas 237 infecções pelo coronavírus. Com exceção das mortes, as outras 233 tiveram recuperação.