
Foto: Divulgação/ Compir
A Secretaria da Saúde promoveu, na tarde de quarta-feira (30), uma ação na comunidade quilombola Ernesto Penna, no distrito de Palma, em Santa Maria. Na ocasião, foram realizadas 11 consultas de Enfermagem (verificação de Pressão, testagens para IST, encaminhamentos para coleta de citopatológico, consulta médica e agendamento de exame) e avaliação odontologica em sete crianças e oito adultos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme a enfermeira e coordenadora da Política de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, o objetivo era garantir um atendimento integral e acessível a essa população.
– Nossa iniciativa reforça o compromisso com a equidade e com a valorização das comunidades tradicionais, levando os serviços de saúde até onde eles são mais necessários. Além dos cuidados imediatos, a ação fortaleceu o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade, promovendo informação, confiança e um ambiente de acolhimento – afirmou a enfermeira.
A ação de saúde foi acompanhada pela presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Santa Maria (Compir), Leila Coutinho.