Publieditorial

Eny Calçados completa 100 anos de longevidade, inovação e compromisso com a comunidade

Loja Eny do Shopping Praça Nova em 2024Gabriel de David

A Eny Calçados, uma das mais tradicionais redes calçadistas do país, celebra, nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, seu centenário! Fundada por Luiz Andrade e adquirida em 1939 por Salvador Isaia, a empresa é um exemplo de longevidade, inovação e compromisso com a comunidade. 

Tudo começou quando Luiz Andrade, um caixeiro-viajante que desejava diminuir suas viagens, inaugurou uma pequena loja na Rua Silva Jardim. Na época, ela ainda não tinha um nome, apenas uma placa indicando "Calçados", e quem atendia os clientes era um jovem de 15 anos, Salvador Isaia. O primeiro cliente, Etelvino Cardoso, pai do teatrólogo Edmundo Cardoso, comprou um par de alpargatas.

Salvador Isaia assumiu a loja após a saída de Luiz Andrade, trazendo sua visão empreendedora. Com o passar dos anos, a Eny ampliou seu espaço e diversificou seus produtos, chegando atualmente a sete lojas, sendo duas delas nos maiores shoppings de Santa Maria e atendendo a cinco segmentos: infanto, masculino, feminino, boutique e esportivo. 

Salvador era um grande empreendedor e sempre estava envolvido com os maiores empreendimentos da cidade no seu tempo. Tanto que, hoje o calçadão da cidade leva o seu nome. Além dele, seus irmãos João Gabriel, Luiz Gonzaga, Antônio, e Carlo também passaram a fazer parte da empresa. Mais tarde, os filhos de Salvador Guido Cechella Isaia e Rafael Isaia e o filho de Carlo, Eduardo Isaia, também passaram a atuar na Eny e, hoje, a empresa já está na sua terceira geração.  

A loja Eny Boutique também marca história na cidade, sendo a primeira da empresa a ter uma mulher como gerente, o que foi um feito pioneiro naquela época. Hoje, a maioria das lojas e setores são gerenciados por mulheres.

Atualmente, a Eny Calçados é uma referência no comércio de calçados no Brasil, sendo a primeira loja de calçados do país a receber a certificação ISO 9001, atestando a qualidade de seus serviços e produtos. Ao longo de seus 100 anos de história, a empresa se destacou não apenas pelas inovações no comércio, mas também pelo seu compromisso social. Prova disso é que esse ano a Fundação Eny, com o objetivo de investir na capacitação de seus funcionários e incentivar projetos esportivos, sociais, culturais, em prol do meio ambiente e inovação, também completa 30 anos. 

A Eny Calçados entra em seu centenário com a mesma essência de quando foi criada: dedicação aos clientes, compromisso com a qualidade e inovação constante. Ao celebrar 100 anos, a empresa olha para o futuro, mas mantém vivas as tradições que a fizeram chegar até aqui.

Rafael Isaia, diretor administrativo, compartilhou um pouco dessa trajetória e das inovações que têm marcado a atuação da empresa. Para ele, além de um orgulho imenso, os 100 anos trazem consigo uma enorme responsabilidade. Ele conta que sua ligação com a empresa começou antes mesmo de ser contratado oficialmente em 1971. 

- Eu já estava envolvido com o trabalho, ajudando no depósito, acompanhando meu pai nas feiras e visitas aos fabricantes. Era algo que fazia parte da vida familiar - relembra. Para ele, a empresa sempre foi mais que um negócio, uma missão. 

- A cultura empresarial da Eny sempre foi pautada por valores que ultrapassam o lucro. Sempre equilibrando as vendas com a responsabilidade social e a preocupação com os nossos colaboradores. A empresa procura manter um ambiente de trabalho saudável, onde as relações humanas são valorizadas - afirma Rafael. 

Essa filosofia, segundo o diretor, é um dos principais pilares que sustentaram a Eny por tanto tempo. No Brasil, menos de 1% das empresas chegam aos 100 anos. Esse marco é um motivo de grande orgulho, mas também reforça nossa responsabilidade com o futuro, com a continuidade desse legado.

Eny em 1924Divulgação

Desde a sua fundação, a Eny estabeleceu uma forte ligação com Santa Maria, tanto no campo econômico quanto no social. Rafael relembra o papel de seu pai em diversas iniciativas sociais na cidade, como sua atuação junto à Vila Itagiba, Rádio Imembuí e TV Imembuí. 

Ter a preferência dos clientes por um século exige inovação constante, e a Eny não foge dessa regra. Nos últimos anos, a empresa tem investido em novas tecnologias para acompanhar as mudanças do mercado, especialmente no pós-pandemia, que trouxe transformações significativas nos hábitos de consumo. 

- Estamos em um momento de transição de sistema, que vai nos permitir atender melhor nossos clientes tanto nas lojas físicas quanto no ambiente online. Isso vai nos ajudar a buscar ainda mais a inovação e oferecer um serviço mais ágil e de qualidade também no ambiente digital - explica Rafael. 

No entanto, o diretor alerta para desafios externos que fogem ao controle da empresa. Um estudo recente do setor de calçados mostrou que o segmento tem sido fortemente impactado pela transferência de gastos dos consumidores para outras áreas. Apesar dos desafios, Rafael se mantém otimista quanto ao futuro da Eny Calçados. Ele acredita que, com planejamento e flexibilidade, o empreendimento continuará crescendo. 

Para garantir a longevidade da empresa, a Eny está passando por um processo de reestruturação interna, focado na profissionalização e em uma gestão mais leve e ágil. 

- Estamos sempre investindo, dispostos a mudanças que tragam crescimento, mas nunca perdemos o foco na nossa cultura, que é o alicerce da empresa. Nosso objetivo é tornar a Eny uma empresa para muito além dos seus cem anos - afirma Rafael.

Ele também enfatiza a importância das pessoas nesse processo. A Eny investe no desenvolvimento de seus colaboradores, inclusive com bolsas de estudo,  e dá oportunidades para aqueles que querem crescer profissionalmente, por meio da Fundação Eny.

A Fundação, que é mantida pela empresa com verbas próprias, tem uma série de projetos sociais, culturais e esportivos voltados para a comunidade e para os colaboradores. 

- É uma forma de devolver para a sociedade parte do que a empresa conquistou ao longo dos anos. O fato de ser uma empresa daqui nos faz querer ver a comunidade também crescer - explica Rafael.

Ao longo de sua trajetória, a Eny não apenas manteve sua tradição, mas também evoluiu para se adaptar às mudanças do mercado e às novas demandas dos consumidores. Para mostrar todo esse momento especial que vive a empresa, recentemente, a Eny passou por uma renovação de sua identidade visual, que reflete a essência de simplicidade e contemporaneidade da marca.


Programação 

Para marcar essa data tão especial, a Eny Calçados preparou uma série de eventos ao longo de outubro, destacando sua rica história e forte conexão com a cidade de Santa Maria. Confira os destaques: 

Segunda-feira (07/10) - 10h - Abertura das lojas terá horário especial devido às festividades,  com decoração especial, além de espumantes e doces para os clientes (e com uma série de descontos!) As lojas do centro vão até as 18h, as do shoppings seguirão horário normal até 22h. 

Segunda-feira (07/10) - 18h15 - Missa de Ação de Graças na Catedral seguida de apresentação do Coral Illumina.

Segunda-feira (07/10) - 19h30 - Show de fogos de artifícios do alto da Galeria do Comércio.

Desta segunda-feira (07/10) até o dia 13/10 -  Museu Eny Calçados no Shopping Praça Nova, com sapatos de época e quadros que remetem a história da empresa. 

Terça-feira (08/10) -Vitrine Sonora  - Especial Música Latina no Theatro Treze de Maio - projeto apoiado pela Fundação Eny. 

De quarta-feira (09/10) até sexta-feira (11/10) - Programação especial para a Semana de Criança 2024 na loja Eny Infanto (Rua Doutor Bozano 1129).

13/10 - 15h - Show do projeto Eny Cultura na Praça Saldanha Marinho, com Cristiano Quevedo, The Beatles No Acordeon e Vera Loca

15/10 - Vitrine Sonora - “Chorinhos” no Theatro Treze de Maio - projeto apoiado pela Fundação Eny

17/10  - Dançando para Educar - apresentação "Do Oiapoque ao Chuí" no Theatro Treze de Maio - projeto apoiado pela Fundação Eny

Dia 18/10 até 20/10 - Copa Eny de Beach Tennis - edição Eny 100 anos, no Six Play Beach Sports 

20/10 - 16h - Show Samba e choro dedilhados pelas cordas de Gabriel Opitz - Especial Eny 100 Anos, no Coreto da Praça Saldanha Marinho - Projeto apoiado pela Fundação Eny.

22/10 - Vitrine Sonora - Especial Cazuza no Theatro Treze de Maio - projeto apoiado pela Fundação Eny. 

26/10 - Copa Eny de Beach Tennis Kids - edição Eny 100 anos, no Six Play Beach Sports 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pré-Réveillon Persona 2025: Montelago Eventos será palco de festa exclusiva com open bar e 10 ilhas gastronômicas Anterior

Pré-Réveillon Persona 2025: Montelago Eventos será palco de festa exclusiva com open bar e 10 ilhas gastronômicas

Grupo Diário apresenta Especial Escola neste sábado Próximo

Grupo Diário apresenta Especial Escola neste sábado

publieditorial