data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo
Giomar Paula Batu esteve internado desde 19 de maio no Hospital São Vicente de Paulo. De alta, ele ainda cumprirá isolamento de 14 dias
Os dois primeiros pacientes internados na nova unidade exclusiva para o tratamento da Covid-19 do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) receberam alta. Em meio a aplausos, balões e muita emoção, eles deixaram a instituição na última terça-feira, homenageados pela equipe de médicos e enfermeiros.
Nascido em Cruz Alta, o corretor de imóveis Giomar Paula Batu, 45 anos, estava internado desde 19 de maio. Ele conta que sentiu os primeiros sintomas da doença durante uma viagem de trabalho a Santa Catarina. Ao retornar a Cruz Alta, os sintomas se agravaram. Como se não bastasse o mal-estar, antes de chegar na cidade natal, Giomar se envolveu em um acidente de carro, próximo a Passo Fundo. Os danos foram apenas materiais.
- Nessa viagem, fui a Porto Alegre e Santa Catarina, e voltei por Passo Fundo. Acho que contraí a doença em uma desses locais. Acredito que não peguei em Cruz Alta. Em nossa cidade, são poucos casos. Acabou que inaugurei a nova ala de Covid do hospital - diz ele, em tom descontraído.
Em um mês, UFSM já realizou 960 exames moleculares de coronavírus
MEDO E SUPERAÇÃO
O paciente conta que, ao confirmar positivo para o coronavírus, lembrou-se do encontro em família que teve naqueles dias. As mais de 20 pessoas que estiveram em contato com Giomar na ocasião chegaram a ficar em isolamento, mas não contraíram a doença.
- Senti muita dor no corpo e a febre era terrível. Já internado, enfrentei o agravamento do meu quadro de saúde e fiquei com uma lesão grave no pulmão. Na minha pior noite, tive uma desidratação violenta e a boca ficou seca por conta da febre. Cheguei a me despedir da vida. Achei que não passaria daquele dia - lembra.
Giomar tem uma saúde heroica. Ele já se curou de um câncer que atingiu vários órgãos do corpo, sofreu um infarto e é hipertenso. Diante de tantas lutas e medos, para ele, sentir a saudade da família foi o mais difícil.
- A família de quem está internado passa a ser os funcionários do hospital. A primeira mensagem que eu deixo para quem não teve o vírus é "cuide-se". Se essa doença bater na sua porta, pode ser tarde para se preocupar em cumprir as medidas de proteção - alerta ele.
Leia outras notícias de Cruz Alta
O cruzaltense está em casa e sem os sintomas da Covid-19. Ele permanecerá em isolamento pelos próximos 13 dias, só então, vai pensar no retorno às atividades profissionais.
O outro paciente que recebeu alta do HSVPCA foi um idoso de 62 anos, de Tupanciretã.
A instituição tem 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos exclusivos para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Até ontem de manhã, havia 10 pessoas internadas na ala.
*Colaborou Rafael Favero