22 anos dos atentados de 11 de setembro; relembre o dia que parou o mundo

22 anos dos atentados de 11 de setembro; relembre o dia que parou o mundo

Imagem: STR New

Um dos maiores eventos da história completa 22 anos nesta segunda-feira (11). O relógio marcava 08h46 quando uma aeronave da American Airlines atingiu, no dia 11 de setembro de 2001, uma das duas torres do World Trade Center, no centro financeiro de Manhattan, em Nova York.

O impacto do avião com 92 pessoas a bordo contra o edifício foi o primeiro acontecimento que marcou a data na história mundial. Cerca de 20 minutos depois, uma outra torre foi alvo de um segundo avião, esse com 65 passageiros a bordo.


No total, quatro voos em rota para a Califórnia foram sequestrados por integrantes da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. Além dos aviões que atingiram o centro comercial, uma terceira aeronave colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e a última caiu em um campo aberto na Pensilvânia. Especula-se que o alvo poderia ser o Capitólio, sede do Congresso, ou a Casa Branca, residência oficial do presidente do país.


Os atentados de 11 de setembro causaram a morte de cerca de 2.996 pessoas, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. Das cerca de 17.4000 pessoas que estavam no complexo do WTC, 2.753 morreram com os atentados.


Desdobramentos na segurança aeronáutica

O 11 de setembro também influenciou mudanças no setor aéreo do mundo todo. Desde então, novos mecanismos e protocolos de controle foram adotados nos aeroportos, entre eles a revista mais minuciosa das bagagens, uso de detector de metal e restrição a líquidos na mala de mão. O uso de tecnologias também foi aprimorado, com scanners corporais, detectores de explosivos e outros equipamentos.


A data no imaginário brasileiro

Evento histórico com transmissão e acompanhamento ímpar na história da televisão mundial, as pessoas comumente resgatam em suas memórias o que estavam fazendo enquanto visualizavam pelo aparelho a queda das torres gêmeas. Porém, a memória muitas vezes engana e realiza diferentes associações.

É o caso de uma parcela da população brasileira que afirma que o Plantão da Globo interrompeu o desenho animado 'Dragon Ball Z' para noticiar os atentados. Apesar da certeza de muitos, na verdade foi a atração Garrafinha que foi cortada durante a primeira entrada ao vivo para noticiar o impacto do avião contra a primeira torre.


Esse fenômeno é conhecido como Efeito Mandela: uma teoria que exemplifica a origem e o mecanismo de funcionamento de memórias coletivas falsas. O nome surge a partir de milhares de pessoas em todo o mundo revelarem acreditar que Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano, teria morrido na prisão nos anos 1980.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jornalistas do Diário narram tragédia no Marrocos para veículos de comunicação do país e do mundo Anterior

Jornalistas do Diário narram tragédia no Marrocos para veículos de comunicação do país e do mundo

Comitiva gaúcha em Marrocos começa a retornar para o Brasil nesta segunda-feira Próximo

Comitiva gaúcha em Marrocos começa a retornar para o Brasil nesta segunda-feira

Geral