Ministro Paulo Pimenta recebe Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia em Santa Maria

Foto: Alan Orlando (Diário)

Na manhã deste sábado (17), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal (Secom), Paulo Pimenta (PT), recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior condecoração concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas que contribuem com o desenvolvimento do Estado. A cerimônia de entrega da medalha ocorreu no Clube Comercial, em Santa Maria, e contou com a presença de autoridades, apoiadores, segmentos da comunidade e, além de petistas, representantes do PSB, PCdoB e União Brasil.

– Eu fico muito feliz, orgulhoso e agradecido ao deputado Valdeci Oliveira que propôs essa homenagem e que recebeu apoio unânime de toda a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Eu tenho uma história, uma trajetória que muito me orgulha e isso só amplia ainda mais a minha responsabilidade com o Estado do Rio Grande do Sul e também com Santa Maria. Independente das tarefas e função que exerço, sempre tenho um olhar especial para o Rio Grande do Sul e, em particular, para a minha cidade – afirma Pimenta, que estava acompanhado da mulher, a professora Cláudia Dutra.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O atual ministro da Secom já foi vereador e vice-prefeito em Santa Maria, deputado estadual e federal. Ele destaca que a cidade natal foi fundamental para a construção da sua trajetória pessoal e política:

– Toda a minha história e minha trajetória eu devo a Santa Maria. Foi aqui que tive a oportunidade de estudar, de construir a minha trajetória profissional e a minha caminhada política. Foi aqui que construí a minha família e, portanto, a minha vida devo muito a Santa Maria. Poder receber essa homenagem em Santa Maria, evidentemente, que tem uma importância muito especial.

A homenagem a Pimenta foi proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e aprovada por unanimidade pela mesa diretora do Legislativo gaúcho em 2022. Valdeci explica que a medalha é concedida para pessoas que têm identificação com pautas gaúchas e possuem atuação de relevância no Estado.

– Sou um parceiro de caminhada do Pimenta desde 1988, me orgulho muito. (Na carreira política), o Pimenta sempre teve um vínculo absurdo com a cidade e com o Rio Grande do Sul. Uma pessoa que nas últimas três eleições foi a mais votada no Rio Grande do Sul pela bancada do PT. Logicamente que é importante ser lembrado. Tenho dito muito que não adianta lembrarmos das pessoas depois que elas partiram. Temos que homenagear as pessoas em vida – comenta o deputado.

Foto: Alan Orlando (Diário)

O político lembra que, quando fez a indicação para receber a homenagem, Pimenta ainda não era ministro, mas já merecia o reconhecimento pelo serviço prestado aos santa-marienses e ao Rio Grande do Sul.

– O reconhecimento que a gente dá a uma pessoa que dedica tanto a sua vida na política quanto o Pimenta é para a sociedade, é um incentivo a mais, uma energia a mais, principalmente, agora, que ele está no maior cargo da vida dele. Ele é o único ministro do Lula do Paraná para baixo, é um uma pessoa que lida diretamente com o presidente. Eu acho que isso é bom para a política, para o país, para o Estado, para a Santa Maria e para o Pimenta, que tenho certeza que está recebendo com muito orgulho essa medalha – acrescenta Valdeci.

O público lotou o salão do Clube Comercial de Santa Maria para acompanhar a entrega da homenagem. Na mesa das autoridades, estavam, junto com Valdeci e Pimenta, Saulo Piccinin, prefeito de Ivorá, a vereadora de Santa Maria Helen Martins Cabral (PT), a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, e a reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo. Dentre os demais presentes, também estavam o ex-prefeito de Santa Maria, José Farret (União Brasil), e o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.

Recentemente, outras personalidades de Santa Maria também receberam a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do RS: a irmã Lourdes Dill, ex-coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria; o empresário da construção civil Manoel Francisco da Silva, conhecido como Manoelzinho; a reitora da UFN, Iraní Rupolo; e o empresário fundador da Agrimec, Odilo Pedro Marion.

Foto: Alan Orlando (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Previsão do tempo: chuva e instabilidade marcam o início da semana na Região Central Anterior

Previsão do tempo: chuva e instabilidade marcam o início da semana na Região Central

Trecho da Rua Serafim Valandro terá bloqueio total na tarde deste sábado em Santa Maria; confira Próximo

Trecho da Rua Serafim Valandro terá bloqueio total na tarde deste sábado em Santa Maria; confira

Geral