Cerca de 4 mil pessoas vivem em áreas de risco em Santa Maria e outras 5 notícias


Confira as principais notícias para você iniciar o sábado bem informado:

Sobe para 115 o número de áreas de risco em Santa Maria; cerca de 4 mil pessoas vivem nestes locais

De acordo com a última atualização da Defesa Civil, nos últimos 10 meses, aumentou o número de áreas de risco em Santa Maria. Atualmente, 115 pontos da cidade estão sujeitos a alagamento, inundação e deslizamento de terra. Segundo o superintendente da pasta, Adão Lemos, cerca de 4 mil pessoas residem nestes espaços. Os dados, na verdade, vem crescendo há, pelo menos, um ano. Em agosto de 2022, eram 107 locais de risco no município e, em fevereiro do ano passado81. Clique aqui para saber sobre o mapeamento feito sobre essas áreas.

Após seis meses, número de casos suspeitos de dengue apresenta queda em Santa Maria

Após seis meses, Santa Maria apresenta queda nos números de casos suspeitos de dengue. Conforme o boletim epidemiólogico divulgado na última quarta-feira (7), 68 testes estão sendo investigados no momento. Na semana anterior, eram 262. Os testes são realizados em estabelecimentos locais e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) para confirmação. A queda pode ser um reflexo atual do número de pacientes que apresentam sintomas e buscam a testagem. Clique aqui ára saber mais da situação do surto de dengue no município.

De interesse estrangeiro até garantia ao direito à saúde: saiba como surgiram as primeiras campanhas de vacinação no Brasil

Nos últimos meses, o aumento da demanda por atendimentos pediátricos em pronto atendimentos e hospitais estamparam capas de jornais e periódicos do país. Doenças respiratórias e sintomas gripais estão entre as causas mais registradas entre os pacientes. Embora pareça uma situação transitória, os dados refletem outro problema: ainda há um percentual muito elevado de crianças que não foram vacinadas contra a Covid-19 ou contra a Influenza. Acesse a matéria completa.

Leia também

Júri popular condena acusados de assassinato em Nova Esperança do Sul

Dois réus denunciados pelo Ministério Público (MP) por homicídio cometido em Nova Esperança do Sul foram condenados pelo Tribunal do Júri. O julgamento ocorreu em Jaguari, na última terça-feira (06). Os acusados, que seriam um casal, foram sentenciados a 18 anos e 22 anos de prisão pelo assassinato de Pedro Aloísio Brites, o Cabelo. Saiba mais sobre a condenação. 

De 314 crianças e adolescentes que esperam por adoção no RS, apenas dois estão aptos em Santa Maria

O sonho de construir uma família foi o que motivou o casal santa-mariense Tibiana de Figueiredo, 31 anos, e Luiz Fellipe Dorneles, 31 anos, a adotarem o filho William Gabriel, 10 anos. O processo de consolidação da adoção foi rápido. Depois de nove meses a nova família estava formada. Acesse a matéria completa.

Recomeçam as obras de restauração do casarão da TV OVO, na Rua Floriano Peixoto

Por um longo tempo em ruínas, o casarão de estilo arquitetônico eclético que já faz parte do cenário de Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Ernesto Becker, agora começa a ganhar uma cara nova. Erguido em 1916, o prédio pertence à TV OVO desde 2016 e tem passado por obras para se tornar o Sobrado Centro Cultural. Na manhã da sexta-feira (9), as ruas ficaram parcialmente trancadas para o içamento da estrutura metálica que suportará a nova cobertura do casarão centenário. Clique aqui para saber mais sobre o projeto do casarão.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Final de semana é marcado por chuvas intensas e Dia dos Namorados terá mínima de 2°C Anterior

Final de semana é marcado por chuvas intensas e Dia dos Namorados terá mínima de 2°C

Feira de doces, festas junina e outras opções para curtir o final de semana Próximo

Feira de doces, festas junina e outras opções para curtir o final de semana

Geral