Projeto com reajuste a servidores do município será protocolado nesta segunda-feira no Legislativo; Sindicato dos Professores se reunirá em assembleia

Projeto com reajuste a servidores do município será protocolado nesta segunda-feira no Legislativo; Sindicato dos Professores  se reunirá em assembleia

Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

Quinta paralisação dos professores da rede municipal em 6 de julho de 2023.

Depois de sete meses aguardando o reajuste salarial com base no piso nacional, os professores municipais de Santa Maria esperam agora o projeto ser protocolado na Câmara dos Vereadores para a atualização dos valores. Em entrevista ao Bom dia, Cidade (93.5 FM), o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) declarou que a proposta será encaminhada ao Legislativo na manhã desta segunda-feira (9).

Na sexta-feira (6), Pozzobom afirmou que, após alterações pela Secretaria de Finanças, será possível pagar o reajuste de 15% aos professores municipais e reposição de 6% aos demais servidores:

– Precisamos pensar no hoje e no amanhã das nossas decisões. Depois que a equipe de Finanças do município nos deu o respaldo técnico, a gente pode anunciar a recomposição fracionária e mais a questão da portaria do Ministério da Educação. Eu pedi para o projeto ser protocolado na manhã desta segunda. Na última sexta, na primeira hora da tarde, uma equipe arrumava os últimos detalhes do projeto. Queremos que seja votado o quanto antes. Temos o prazo interno da prefeitura para fazer a tramitação e ajustes. Queremos pagar o quanto antes. Sei da importância dos servidores.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Depois de atos e mobilizações, em agosto, os professores decretaram greve parcial com a Operação Tartaruga. Juliana Moreira, coordenadora de Organização e Patrimônio do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), conta que os docentes estiveram mobilizados o ano inteiro para este resultado:

– Finalmente na sexta à tarde o prefeito fez o anúncio sobre a atualização salarial do funcionalismo municipal, afirmando mais uma vez que concederia 14,95% aos professores, acatando a portaria que homologa o valor do piso nacional. Não recebemos com surpresa porque foi com muita luta para chegar neste anúncio. É lamentável que se chegue a outubro com essa situação. O índice do piso nacional dos professores é anunciado em janeiro, mas a atualização salarial é em março.

A coordenadora avalia que, caso o projeto seja aprovado pela Câmara dos Vereadores, é uma vitória da categoria, que pressionou o governo ao longo do ano. O sindicato aguarda que o projeto seja protocolado para reunir a categoria em assembleia, para definir a situação do estado de greve. A categoria só pode entrar em greve a partir da assembleia, assim como para encerrar o movimento.

Requerimento dos professores

O Sinprosm luta pela equiparação do primeiro nível da carreira ao piso nacional da categoria, que hoje está defasado em 60%, segundo o sindicato. Emergencialmente, a reivindicação é de 14,95%, mesmo índice aplicado em janeiro pelo governo federal ao piso da categoria.

  • Valor atual do pagamento em Santa Maria – R$ 1.373,53
  • Valor pós ajuste de 14,95% em SM – R$ 2.210,28

O que diz a lei do piso do magistério 

  • Desde 2008, a Lei n° 11.738 institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade da Lei do Piso.
  • Após 15 anos, o pagamento só ocorreu conforme a lei apenas uma vez
  • A portaria que reajusta o valor do piso dos professores da educação básica assinado em janeiro ainda não foi colocada em prática. Autoridades já apontavam a dificuldade no pagamento
  • O valor é definido pelo governo federal, os estados e municípios são os responsáveis pelo pagamento. O cálculo do reajuste tem como base os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após acordo, consumidores devem receber os boletos de condomínio mesmo com dívidas em aberto Anterior

Após acordo, consumidores devem receber os boletos de condomínio mesmo com dívidas em aberto

Confira as atrações e programação da segunda edição do evento Especial Outubro Rosa Próximo

Confira as atrações e programação da segunda edição do evento Especial Outubro Rosa

Geral