Eleitores vão às urnas decidir prefeito temporário em São Francisco de Assis

Vitor Zuccolo

Eleitores vão às urnas decidir prefeito temporário em São Francisco de Assis

Google Maps

Os mais de 14 mil eleitores de São Francisco de Assis irão viver uma situação inédita no domingo. Eles irão às urnas para a escolha de um novo prefeito que administrará o município até o final de 2024. E, em 6 de outubro, os eleitores retornam novamente às 61 seções eleitorais para escolher desta vez um chefe do Executivo para quatro anos. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A eleição suplementar ocorrerá devido à cassação do prefeito Paulo Renato Cortelini (MDB), de seu vice, Jeremias Izaguirre de Oliveira (PDT), e do presidente da Câmara de Vereadores, Vasco Henrique Asambuja de Carvalho (MDB). Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e determinou a realização de novo pleito municipal.

 
Em entrevista ao programa Bom dia, Cidade!, da rádio CDN (93.5 FM), na sexta-feira, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, disse que o caso de São Francisco de Assis seguirá o processo habitual de uma eleição.


Todos os eleitores que estavam inscritos até a data de 29 de novembro de 2023 e estavam com seu domicilio eleitoral na cidade, estarão aptos a votar – afirmou a presidente, que estará na cidade para acompanhar o andamento do pleito.


O vice-prefeito e o presidente da Câmara foram condenados por abuso de poder econômico e suposta compra de votos e, além da perda dos cargos, ficaram inelegíveis por oito anos. Já Cortelini não foi condenado pelo TRE e somente cassado por integrar a chapa com seu vice. Como está elegível, o ex-prefeito é um dos candidatos na eleição deste domingo. Ele disputa o cargo com outro ex-chefe do Executivo, Adelmar Antonio Dal Rosso (Progressistas).


O candidato poderá concorrer. Isso se dá por conta da chapa em que ele participou, cometeu irregularidades que comprometeram o processo eleitoral. Entretanto, no caso do prefeito, não se verificou a participação nestes atos – explicou Vanderlei, sobre o fato de o candidato Cortelini concorrer no pleito deste domingo.


Os candidatos estão em campanha desde o dia 24 de março pelo voto dos eleitores. Na eleição suplementar, não há propaganda em rádio, conforme o Cartório Eleitoral. Contudo, há campanha nas redes sociais e a utilização de carros de som, alto-falantes, distribuição de panfletos, caminhadas e passeatas estão liberadas, inclusive até este sábado. Os comícios também eram permitidos, porém, o prazo se encerrou na última quinta-feira.


Quatro chefes

A cassação do prefeito, vice e presidente da Câmara provocou uma situação muito inusitada em São Francisco. Em pouco mais de um mês, o município teve quatro prefeitos. O prefeito Paulo Cortelini deixou o cargo em 7 de março depois da notificação da Justiça Eleitoral, e no mesmo dia o vice-presidente do Legislativo, Franklin Pereira (PDT), assumiu a administração municipal. 


Já no dia 11 de março, foi eleito um novo presidente da Câmara, Miguel Lamberty (MDB), que, imediatamente, tomou posse como prefeito em exercício. Contudo, no começo de abril, ele se afastou do cargo para não ficar inelegível, já que concorrerá nas eleições de outubro. Então, assumiu o quarto prefeito, o vereador Ancelmo Olin (PDT), que ficará até 23 de maio, quando assumirá o candidato eleito neste domingo.

Demanda

A eleição suplementar também aumentou o trabalho no Cartório Eleitoral de São Francisco. Ao mesmo tempo em que os servidores preparam o pleito municipal de domingo, trabalham na regularização de eleitores e na emissão de novos títulos para o pleito de outubro, já que o prazo termina em 8 de maio.


Está bem corrido para nós. Estamos cuidando da eleição e para fazer o cadastro, que se encerra em 8 de maio – afirmou José Roberto Rusch, chefe do Cartório Eleitoral.


Por dentro do pleito

  • Número de eleitores aptos – 14.318
  • Seções eleitorais – 61
  • Horário de votação – 8h às 17h
  • Prazo final da justificativa de voto – 27 de junho
  • Mais informações – Cartório Eleitoral de São Francisco de Assis: (51) 3294-8097

Os candidatos

Ademar Antonio Dal Rosso (Frescura)

Reprodução
  • Natural de São Francisco de Assis
  • 63 anos
  • Servidor público aposentado, professor e advogado
  • Filiado ao Progressistas
  • Foi prefeito por um mandato (2005 a 2008) e vice por duas gestões (2009-2012 e 2013-2016), além de vereador por quatro legislaturas (1994-2004 e 2016-2020)


Paulo Renato Cortelini (Gambá)

Reprodução
  • Natural de São Francisco de Assis
  • 65 anos
  • É veterinário
  • Filiado ao MDB
  • Foi prefeito (2021 até março de 2024), foi vice-prefeito por um mandato (2017-2020) e vereador por duas legislaturas (2009-2012 e 2013-2016)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 53% dos votos, Paulo Renato Cortelini é eleito prefeito de São Francisco de Assis em pleito inusitado deste domingo Anterior

Com 53% dos votos, Paulo Renato Cortelini é eleito prefeito de São Francisco de Assis em pleito inusitado deste domingo

Secretário responde a questionamentos de vereadores sobre transporte público Próximo

Secretário responde a questionamentos de vereadores sobre transporte público

Política