XII Sintag

Entre os dias 9 e 11 de setembro, ocorreu, em Foz do Iguaçu – RS, o Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação, organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). O evento contou com o apoio da Universidade Estadual do Norte do Paraná, da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu e da nossa Universidade Federal de Santa Maria.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Importância desse evento

Esse é o maior evento de Tecnologia de Aplicação da América Latina, reunindo pesquisadores e técnicos de diversos países do continente que trazem as atualizações sobre o tema. Esse ano mais uma vez todas as inscrições foram vendidas três semanas antes do evento, mostrando que o tema vem ganhado cada vez mais importância, afinal impacta diretamente no dia a dia dos nossos agricultores. 


Temas abordados 

Durantes os três dias de evento, foram discutidos desde assuntos regulatórios, com a participação de profissionais do Mapa, quando foram apresentado o cenário atual até as perspectivas para as diretrizes da aplicação de defensivos agrícolas. Além disso, novos resultados relacionados ao controle localizado de plantas daninhas. 


Drones de pulverização 

Os drones de pulverização, como não poderia deixar de ser, foram temas de uma sessão inteira do evento. Foram apresentados os primeiros dados gerados pela força tarefa que produziu os dados de deriva com drones no mundo, trazendo luz a como essa tecnologia se comporta com relação ao risco de deriva e a sua segurança na aplicação de defensivos agrícolas 


Mercado e uso em outros países

Foram apresentados resultados de pesquisa com drones nos EUA, demonstrando que essa tecnologia vem sendo empregada em diversas partes do mundo. Além disso, os dados do mercado de drones mostram um sólido crescimento da adoção da tecnologia, todavia a vida útil dos drones foi um dos pontos levantados e que merece atenção por parte dos nossos agricultores, afinal hoje esse tempo tem sido em torno de três anos.


Nova liberação do 2,4-D

No último dia 17 de setembro saiu uma nova decisão judicial, dessa vez suspendendo a decisão que proibia o uso de 2,4-D na região da campanha e 50 metros de áreas de uva e maça. Dessa maneira, seguem as mesmas normativas anteriores valendo. Infelizmente, se espera uma batalha jurídica longa até que tenhamos uma solução definitiva sobre o tema.


Cenário de hormonais no RS

O tema da minha palestra no evento foi “Desafios e soluções nas aplicações de herbicidas hormonais no RS”. Esse é um tema que chama atenção no resto do país, afinal hoje apenas o nosso Estado tem uma normativa especifica para aplicação desses produtos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

50 anos da 11° turma de agronomia da UFSM Anterior

50 anos da 11° turma de agronomia da UFSM

Proibição do herbicida  2,4-D na Campanha Próximo

Proibição do herbicida 2,4-D na Campanha