Ex-comandante da Aeronáutica sugere novo aeroporto civil em Santa Maria

Ex-comandante da Aeronáutica sugere novo aeroporto civil em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)

Com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por tempo indeterminado, devido aos alagamentos, as companhias aéreas e os governos fizeram a realocação de dezenas de voos para cidades como Caxias do Sul e Passo Fundo, principalmente. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Porém, também foram incluídos voos diretos para São Paulo, Florianópolis e Curitiba partindo de cidades como Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo. Ainda está longe do ideal e tem ocorrido mudanças nas datas. No caso da Azul, os voos têm sido de Santa Maria a Viracopos, em Campinas (SP), enquanto a VoePass/Latam anunciou na quinta que fará voos de Santa Maria a Florianópolis. Mas esses últimos voos ainda não estavam disponíveis no site da Latam. As duas companhias estão voando com o turbohélice ATR-72, de 70 lugares.

 
Outro movimento que ganhou força nos últimos dias foi a pressão para liberar, de forma emergencial, a pista da Base Aérea de Santa Maria para voos com aviões a jato, maiores, como o Boeing de 138 lugares. Porém, apesar de a prefeitura de Santa Maria ter entregue à Aeronáutica, em janeiro, um estudo que indicaria a possibilidade de liberar os pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não deu essa autorização. Desde o início da enchente, autoridades locais tentam convencer a Aeronáutica a dar esse aval.


Consegui conversar, na quinta-feira (16), com o ex-comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro Nivaldo Rossato, que é nascido em São Gabriel. Quanto ao chamado PCN da pista (índice de capacidade diária de pousos e decolagens), Rossato reafirma:

 
– A pista atual tem um PCN restrito para grandes aeronaves. Nunca tive dúvidas que deveriam ter dado início à construção da pista (de um novo aeroporto civil) no Arenal. O prefeito, inclusive, selecionou uma área para essa finalidade.

 
Perguntei se não haveria possibilidade de construir outra pista, para aviões maiores, ao lado da pista atual ou onde fica a pista secundária da Base. Rossato respondeu:

 
– Inviável. Não tem espaço, mas isso tem que ser confirmado com estudos da regulamentação sobre aeroportos. Me parece que o momento é propício para nosso prefeito se envolver com o aeroporto do Arenal. Pode usar a força do governo federal. Sempre disse a ele que esquecesse a Base Aérea e fosse atrás de um aeroporto da cidade. Começando pela desapropriação da área e vai, gradativamente, construindo um aeroporto. Usaria toda a infraestrutura de controle de tráfego já existente na Base. Infelizmente, essa história se arrasta por décadas e me parece falta de vontade política.


Os voos de Santa Maria a Campinas e Florianópolis


Azul Linhas Aéreas (Maio)
Terças e quintas – Campinas/ Santa Maria (decola 9h15min - pousa 12h10min. De Santa Maria/Campinas (12h45min - 15h40min)

VoePass/Latam (Maio)
Dias 27 e 31/05 – Florianópolis/Santa Maria (13h45min - 15h35min). Já Santa Maria/Florianópolis (16h20min - 18h10min)

Azul (Junho)
Segundas, quartas e sextas – Campinas/Santa Maria (9h15min - 12h10min). Já de Santa Maria/Campinas (12h45min - 15h40min)

VoePass/Latam (Junho)
Segundas e sextas – Florianópolis/Santa Maria (13h45min - 15h35min). Já Santa Maria/Florianópolis (16h20min - 18h10min)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os caminhos antigos do rio indicam por que é preciso ter matas ciliares e não cidades ou lavouras junto aos córregos Anterior

Os caminhos antigos do rio indicam por que é preciso ter matas ciliares e não cidades ou lavouras junto aos córregos

Ponte móvel em trecho da RSC-287 em Santa Maria deve começar a ser montada nesta segunda-feira Próximo

Ponte móvel em trecho da RSC-287 em Santa Maria deve começar a ser montada nesta segunda-feira

Deni Zolin