Aos 24 anos, a bancária Priscila Rodrigues Machado recebeu o diagnóstico de câncer: um Linfoma de Hodgkin, doença que afeta as defesas do corpo. Depois que ela terminou o tratamento, em fevereiro passado, a doença voltou com tudo. Mas, dessa vez, atingiu sua mãe, a cabelereira Elisabete Rodrigues Machado, 54 anos, que recebeu o diagnóstico de um tumor de mama.
Especial: Quando as mães se tornam filhas
Quando eu fiquei sabendo, foi um grande baque. Porque, quando é com a gente, aprendemos a ser forte e a encarar a situação. Quando é com o outro, e esse outro é a tua mãe, o choque parece ser muito maior avalia Priscila.
A relação de afeto entre o escritor Byrata e sua mãe acabou virando um livro de poemas
Enquanto a mãe passa por tratamento desde fevereiro, ela está na etapa de quimioterapias a jovem se preocupa em dar todo apoio que pode, com base na própria experiência.
Eu já sei os alimentos que ela pode comer, por exemplo. Isso ajuda bastante conta.
Filha viveu na prática a inversão de papeis: ela cuidou da mãe com Alzheimer até os 97 anos
A mãe explica que, quando está longe, relata as consultas para a filha por telefone ou por mensagem de texto no celular.
Eu não poderia esperar uma atitude diferente. Eu queria que ela me desse atenção nessa hora e ela me cuida o tempo inteiro. Tive amigos que se ausentaram, mas a minha filha está sempre do meu lado diz Elisabete, orgulhosa.
Um amor que foi escolhido
A mãe ainda lembra que a filha abriu mão de uma viagem paga e planejada com amigos, ao Uruguai, por preocupação com a mãe.
Minha vontade era fazer com que ela fosse na viagem, não era necessário deixar de ir por causa da quimioterapia. Mas não posso negar que eu fiquei feliz de vê-la preocupada comigo. Não poderia esperar outra reação que não essa da minha filha. Mas nosso relacionamento, desde que ela era pequena, sempre foi assim, de muita amizade e diálogo. Uma sabe tudo sobre a outra comenta.
Priscila, que foi adotada com um dia de vida, explica que as duas têm uma conexão forte:
A minha mãe me escolheu e eu não vejo outra opção, senão estar ao lado dela.
"